Santa Catarina recebe madeira doada do Mato Grosso para construção de casas após chuvas de 2008

fotositemadeiraTécnicos da Defesa Civil Estadual estiveram em Cuiabá, no Mato Grosso, para avaliar a qualidade de madeira apreendida naquele estado e que foi doada pela Justiça para a construção de moradias em Ilhota, Luiz Alves e Blumenau após as fortes chuvas de novembro de 2008, que desabrigou e desalojou cerca de 78 mil pessoas. Serão 624 metros cúbicos do material, o suficiente para construir cerca de 70 casas de madeira. A primeira carreta chegará segunda-feira (30), em Ilhota.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, Márcio Luiz Alves, a construção de uma casa de madeira, de 42 metros quadrados, conforme projeto da Cohab/SC, corresponde a 9 metros cúbicos do material. “Esta madeira também será utilizada para construir estruturas de telhado em casas de alvenaria, em Blumenau”, explica o diretor. Segundo ele, a quantidade desta madeira custaria aproximadamente R$ 1,2 milhão. O transporte do material será pago com recursos do Fundo Estadual de Defesa Civil.

Para o transporte e avaliação da madeira, a Defesa Civil Estadual contou com a parceria do Inmetro catarinense e do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial (IMEQ), do Mato Grosso, órgão que tem prestado incondicional apoio aos catarinenses.

Foto: gerente IMEQ, Neusa Maria Deringer; os gerentes da Defesa Civil, José Florêncio da Rocha e Emerson Emerim; e o motorista Euclides.