Santa Catarina receberá R$ 594 milhões do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres

pac_prevencao

O governo federal lançou nesta quarta-feira (8), às 10h, em Brasília, o Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, que terá investimentos de R$ 18,8 bilhões em ações articuladas de prevenção e agilidade na resposta aos desastres em todo o Brasil. Do total de recursos, Santa Catarina foi contemplada com R$ 594 milhões para obras de prevenção.

Foto: Antonio Carlos Mafalda/SECOM

"Tivemos 100% dos projetos apresentados pelo nosso Estado contemplados no novo programa", afirmou o governador Raimundo Colombo. O destaque foi para o Vale do Itajaí, entre as iniciativas selecionadas. Os recursos serão utilizados nas obras de prioridade para a região, definidas no Projeto de Prevenção e Mitigação de Desastres da Bacia do Rio Itajaí. As ações contemplam: a montagem de um sistema de monitoramento 24h de alerta e alarme, a sobrelevação das barragens de Taió e Ituporanga, a construção de comportas e a realização de melhorias no Rio Itajaí Mirim, e a construção de 8 barragens de pequeno porte em afruentes do Rio Itajaí. "Cada R$ 1 real gasto em prevenção, serão R$ 7 economizados no futuro” acrescentou o secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Althoff, durante o evento.

A proposta do plano é focar em um sistema que alerte com antecedência a ocorrência de catástrofes, proporcionando uma infraestrutura que minimize os efeitos das chuvas torrenciais e das cheias. No total, o novo plano do governo federal irá contemplar 170 municípios e 17 bacias hidrográficas prioritárias. Também está sendo realizado um mapeamento de risco de deslizamento e enchurradas em 821 municípios. "Gostaria de destacar os projetos apresentados por Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro", ressaltou a presidente da República.

O lançamento também marcou a inauguração da nova estrutura do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), que pertence ao Ministério da Integração Nacional e é coordenado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec). A recente modernização ampliou o espaço físico de 70 metros quadrados para 600 metros quadrados,  contando agora com uma equipe de 70 servidores. O objetivo do trabalho desenvolvido pelo Cenad é gerenciar informações sobre riscos e desastres, de forma a preparar a população e responder aos desastres ocorridos em todo o território nacional e, eventualmente, também no âmbito internacional.