Santa Catarina registra 74 municípios em Situação de Emergência devido a vendavais e enxurradas

Nesta terça-feira (15), Santa Catarina registra 74 municípios em Situação de Emergência por causa dos eventos adversos ocorridos no Estado desde a última terça-feira (8). Destes, 65 estão incluídos no decreto estadual assinado pelo governador Luiz Henrique no dia 10 de setembro, por vendaval ou temporal. Os demais, Araranguá, Balneário Gaivota, Içara, Imaruí, Meleiro, Orleans, Praia Grande, Três Barras e Turvo, decretaram após esta data por enxurrada. Além das cidades com decretação, outras 8 foram afetadas pelas chuvas da última semana, totalizando 82 municípios atingidos.

Segundo o secretário estadual de Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, o decreto estadual abrangeu os 65 municípios que haviam registrado ocorrência até a data da assinatura pelo governador. “Isso não significa que os outros municípios que tiveram problema não serão atendidos com recursos ou medidas emergenciais. Esta foi apenas uma forma de dar celeridade ao processo de decretação para envio de reconhecimento ao governo federal”, explica Alves.

Desabrigados e desalojados – o número de pessoas desabrigadas e desalojadas nesta terça, conforme novo relatório da Defesa Civil Estadual é de 1.887 desabrigados e 9.765 desalojados em todo o Estado.