SDR Maravilha entrega kits de emergência para municípios atingidos pela estiagem

Na manhã desta terça-feira (7) o secretário de Desenvolvimento Regional de Maravilha, Sandro Donati, juntamente com o gerente de logística e mobilização da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Renaldo Onofre Laureano Junior, entregou 10 kits de emergência para municípios atingidos pela estiagem. Os kits foram destinados pela Secretaria de Estado da Defesa Civil.

Fonte: SDR Maravilha

Os kits são compostos por uma bomba, um conjunto de mangueiras para sucção e distribuição, cintas de fixação com gancho e catraca e dois tanques em polietileno com proteção de raios UV com capacidade para cinco mil litros cada. “Os kits seriam compostos por quatro tanques cada, mas conversamos com os prefeitos e entramos em um acordo dividindo os kits para podermos atender mais municípios, assim, cada administração recebeu dois tanques com capacidade total de 10 mil litros”, fala o secretário Donati.

Nesta primeira etapa, foram beneficiados os municípios de Iraceminha, Saltinho, Maravilha, Santa Terezinha do Progresso, Saudades, Tigrinhos, São Miguel da Boa Vista, Sul Brasil, Bom Jesus do Oeste e Modelo. Durante esta semana ainda receberão os kits os municípios de Romelândia, Serra Alta, Flor do Sertão e Pinhalzinho.

Os tanques serão utilizados como solução alternativa para captação de água de mananciais e seu transporte. “Teremos um caminhão pipa improvisado”, pontua Donati. Além dos kits, a SDR Maravilha disponibilizou um caminhão pipa com capacidade de 10 mil litros para a distribuição de água nos municípios. “Ainda assinamos convênios que somam mais de R$ 250 mil. São ações que o Governo do Estado está fazendo para tentar amenizar a situação da seca”, pontua Donati.

O material entregue tem vida útil de 20 anos, sendo que cada município assinará um termo de cessão de uso com a SDR Maravilha. “Assim que os problemas com a seca terminarem os municípios devolverão o material, o qual poderá ser usado em outras situações que possam acontecer”, finaliza o secretário Sandro Donati.

Acompanharam a entrega os prefeitos dos municípios, o major da Defesa Civil Nacional, Luís Fernando Santos; a operadora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) Sarah Lindbergh e o coordenador regional da Defesa Civil, Daniel Caron.