SDR São Miguel do Oeste e Defesa Civil anunciam estratégias para distribuição de água na região

Uma equipe da Defesa Civil estadual realiza, nesta semana, uma análise das necessidades dos municípios da Regional de São Miguel do Oeste referente à distribuição de água para consumo humano. No início da tarde desta terça-feira (17), o secretário de Desenvolvimento Regional Wilson Trevisan recebeu em seu gabinete o gerente de Logística e Mobilização da Defesa Civil, Renaldo Onofre Laureano Junior.

Fonte: Secretaria de Estado de Des Reg São Miguel do Oeste

Durante o encontro, foi estabelecido um cronograma de visitas aos municípios. O gerente de Logística da Defesa Civil esclarece que a intenção inicial é fornecer kits que contém quatro caixas de água, duas bombas e acessórios como cintos e mangueiras para o transporte de água. "Dessa forma, o município pode equipar caminhões e levar água até as comunidades mais distantes", explica o gerente.

O secretário regional Wilson Trevisan mencionou que a ação auxilia a resolver a questão de falta de água para consumo humano. "A solução é prática e de baixo custo. É isso que precisamos agora para atender emergencialmente os municípios", declara. De acordo com Trevisan, o governo tem se mostrado preocupado com a distribuição de água para animais, auxiliando para que os produtores não tenham maiores prejuízos. "Agora, trabalhamos numa ação rápida para a distribuição de água potável para as famílias", conclui Trevisan.

O gerente Renaldo Onofre Laureano Junior afirma ainda que a entrega dos kits deve iniciar na próxima semana, assim que o levantamento na Regional de São Miguel for concluído e que os municípios formalizarem seus pedidos para a Defesa Civil. Até quinta-feira à tarde, as visitas estarão encerradas.

Reuniões nos municípios
Os primeiros levantamentos realizados pela Defesa Civil, nesta terça-feira (17), ocorreram nos municípios de São Miguel do Oeste e Guaraciaba. O gerente de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura da SDR, Renato Romancini, e o coordenador regional da Defesa Civil, Daniel Caron, também participam das reuniões nas cidades da região.

Na quarta-feira (18), estão programadas as visitas aos municípios de Descanso, Belmonte e Bandeirante. Já na quinta-feira (19), Barra Bonita e Paraíso recebem a visita da equipe. Pela parte da tarde, deverá ser realizada uma reunião para uma análise final do que foi levantado nos municípios, sendo definidas quais as cidades que receberão os kits de distribuição de água para consumo humano. A previsão é que os sete municípios recebam os equipamentos.

Reuniões nos municípios