Secretaria da Defesa Civil encaminha kit para distribuição de água para a Regional de Joaçaba

A Secretaria de Estado da Defesa Civil encaminhou à Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joaçaba um kit de emergência para atendimento às comunidades afetadas pela estiagem. O material foi destinado à Prefeitura de Jaborá, nesta terça-feira (6). O município integra a lista dos que decretaram situação de emergência em Santa Catarina.

O kit composto por motobombas, conjuntos de mangueiras para sucção e distribuição, cintas de fixação e tanques em polietileno com capacidade para cinco mil litros, foi adquirido pela Secretaria Estadual da Defesa Civil como solução alternativa para a captação e transporte de água para consumo humano. Vários municípios afetados já foram contemplados com os equipamentos, que permitem a adaptação de qualquer tipo de caminhão.

Conforme Jones Scaravonatti, da Coordenadoria Regional da Defesa Civil, esse é o primeiro kit para atendimento emergencial destinado à SDR Joaçaba. “Os materiais, que foram cedidos ao município de Jaborá, ficarão sob a responsabilidade da SDR, podendo ser utilizados em outras situações de falta de água”, informa.

Em Jaborá, os prejuízos da escassez de chuva refletem em perdas de 30% nas lavouras de milho e de 40% nas pastagens para gado leiteiro. De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Eleomar Franciscon, até então o município contava com o auxílio do Corpo de Bombeiros para a distribuição de água na área rural. “Hoje, estamos levando água para 12 famílias. O kit vai ajudar muito”, ressalta.

Situação de emergência – Desde o mês de dezembro, a região Oeste de Santa Catarina sofre com a estiagem, que já resulta em aproximadamente R$ 600 milhões em perdas de produção agrícola e afeta diretamente 600 mil pessoas, de 97 municípios. Desses, dois são da área de abrangência da SDR Joaçaba. Além de Jaborá, o problema da falta de água também é registrado em Ouro.

Fonte: Secretaria de Estado de Des Reg Joaçaba