Secretaria Estadual participa de capacitação de agentes da defesa civil em Itajaí

Nesta sexta-feira (03), o secretário estadual da Defesa Civil, Geraldo Althoff, participa da aula inaugural do curso de Capacitação dos Agentes da Defesa Civil do município de Itajaí, que acontece às 10 horas, no auditório da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), localizada à Rua Luiz Lopes Gonzaga, 1.655, bairro São Vicente. Os 10 agentes ingressaram na Defesa Civil através do concurso público realizado pela Prefeitura de Itajaí. “A secretaria sente-se feliz em participar desse momento da defesa civil de Itajaí. Estruturar a defesa civil municipal é uma importante ação para o desenvolvimento da cultura de prevenção de desastres” destacou Althoff.

Na abertura haverá a apresentação do curso, do cronograma de aulas da capacitação, a importância da Defesa Civil, e ainda serão mostrados os projetos municipais e estaduais já implantados na área. As aulas do curso de capacitação para os novos agentes iniciam no dia 06 de fevereiro. As aulas acontecerão durante todo mês de fevereiro e podem seguir em alguns dias de março. Na segunda-feira (6), os técnicos da diretoria de prevenção da SDC ministrarão a disciplina de Sistema Nacional de Defesa Civil.

A capacitação – Os temas abordados serão Secretaria Estadual, Sistema Nacional da Defesa Civil, Departamento da Defesa Civil e suas responsabilidades, Plano de Contingência, Segurança e Saúde Ocupacional, Noções de Geologia e Meteorologia, Noções de Hidrologia, Noções de Maré, Atitudes de Liderança. Os agentes ainda receberão aulas de Desastres Ambientais, Emergências com produtos químicos, Interpretação de Plantas e Acidentes Geográficos.

Compõe ainda, a grade curricular, Comunicação Persuasiva, Introdução à informática, Noção de GPS, Legislação Ambiental, Gestão de Conflitos, Questões Sociais e Psicológicas, Estruturas de Contenções (gabão, muro, utilização dos recursos), Análise e Avaliação de rachaduras e fissuras residenciais, Esferas do Poder e Relacionamento Interpessoal e Interpretação de Leis e Conhecimento da Legislação Pública.

O curso será ministrado na sede da FEAPI, numa ação em parceria com outros setores da Prefeitura, como a FAMAI, Secretaria de Urbanismo, Secretaria de Obras, agentes e coordenador da Defesa Civil, além dos técnicos da Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC), de professores da Univali e engenheiros.

Fonte: Defesa Civil de Itajaí