Secretaria programa 3º módulo para coordenadores regionais focado em gestão, prevenção e resposta

O terceiro módulo do curso de capacitação dos 13 coordenadores regionais de Defesa Civil inicia nesta quinta-feira (26), na sede da Secretaria de Estado de Defesa Civil, para tratar de temas como gestão de pessoas, produtos perigosos, comunicação em desastres e percepção de risco. O curso possibilita, durante as aulas, a troca de experiência entre os coordenadores e o aprendizado em áreas específicas para atuação nas coordenadorias regionais. A carga horária será de 16 horas, com ministrantes do próprio quadro funcional da secretaria e convidados. O curso acontece até o dia 27.

Segundo a gerente de capacitação, pesquisa e projetos, Regina Panceri, este módulo é voltado ao aprendizado de técnicas administrativas, jurídicas e da atuação em produtos perigosos. “Esta etapa é focada em assuntos que fazem parte do funcionamento interno da Defesa Civil, como gestão de pessoas e informações de suporte jurídico. Os coordenadores também terão uma manhã inteira sobre os riscos de materiais perigosos, visto que precisam acompanhar pessoalmente quando houver em sua regional a ocorrência de uma colisão ou vistoria que envolva esses produtos de risco”.

No primeiro dia do curso, ocorre a troca de experiência das regionais de Joinville e Araranguá, para falar de suas atividades anteriormente desenvolvidas. Na sequência, haverá a exposição sobre motivação, liderança e articulação na gestão de pessoas para mostrar técnicas de recursos humanos na administração e relacionamento com funcionários. Também terá esclarecimentos quanto a questões jurídicas que permeiam o trabalho dos coordenadores, e, pela tarde, os participantes podem tratar da comunicação em período de desastres e saber qual a atuação da assessoria de comunicação no fornecimento de informações à imprensa.

Para a sexta-feira (27), o período matutino ficou reservado para aula sobre Produtos Perigosos. A intenção é ensinar sobre a identificação dos principais riscos envolvendo esse tipo de material e o transporte adequado, visando a gestão do risco e difusão de políticas públicas relacionadas com segurança viária, saúde pública e preservação ambiental. Será discutida pela tarde, a percepção de risco e como conscientizar comunidades sobre áreas perigosas para a população. Além disso, a programação da Semana de Defesa Civil, que acontece em maio, deve ser apresentada com o cronograma das atividades e eventos relacionados à Semana. Terminando o módulo, haverá uma palestra para esclarecimento de dúvidas e reforço nas orientações que envolvem o setor financeiro, de prevenção e resposta.

Decreto – Em 13 de dezembro de 2011, o governador Raimundo Colombo assinou o decreto n° 728, que cria as 36 coordenadorias regionais de Defesa Civil (Coredecs) em Santa Catarina. Neste primeiro momento, 13 foram ativadas; as outras 23 coordenadorias serão ativadas gradualmente a partir do segundo semestre. Os coordenadores regionais atuam em todas as fases de defesa civil.

Atribuições das Coredecs – executar os programas descentralizados da Secretaria Estadual, relacionados à prevenção, preparação e resposta aos desastres, além de orientar, de acordo com as normas e a legislação em vigor, a correta utilização dos recursos materiais e financeiros disponibilizados pela Secretaria a municípios atingidos por desastres. O coordenador regional também tem a função de promover e fomentar a discussão dos assuntos relacionados à proteção e defesa civil no âmbito de sua respectiva área de abrangência.