Secretaria realiza segundo módulo do programa de capacitação dos coordenadores regionais

dsc00250 Nesta quarta-feira (28), inicia o segundo módulo do programa de capacitação aos 13 coordenadores regionais de Defesa Civil. Esta etapa terá uma carga horária de 16 horas e conta com ministrantes do próprio quadro da secretaria e convidados. O curso possibilita, durante as aulas, a troca de experiência entre os coordenadores, além de participarem de uma simulação de planejamento em situação de desastre. O módulo ocorre até dia 29 e em período integral.

De acordo com a gerente de capacitação, pesquisa e projetos, Regina Panceri, é importante a integração entre as regionais a partir dos módulos para se ter um diagnóstico do trabalho das coordenadorias. “Com o curso, podemos avaliar as principais dificuldades encontradas e atuar de forma preventiva. O plano de contingência, por exemplo, que poucos municípios do Estado têm, é um dos mecanismos que os coordenadores regionais terão a responsabilidade de repassar às cidades para agirem efetivamente no caso de desastres”.

No primeiro dia do curso, pela manhã, ocorre a troca de experiência das regionais de Joinville e Araranguá, para falar de seus atividades anteriormente desenvolvidas. Depois será ressaltada a Semana da Defesa Civil, que acontece de 18 a 24 de maio, e contemplará eventos comemorativos. Também haverá uma palestra sobre o fenômeno da inundação, um dos desastres que mais atingem Santa Catarina, junto com granizo, vendaval, estiagem e deslizamento. Após, está programado o simulado de mesa, técnica que possibilita a análise da região afetada a partir da ação em áreas de risco.

Para a quinta-feira (29), o módulo é focado no planejamento em Defesa Civil. Serão repassadas formas de como elaborar um plano de contingência, a partir do modelo da Defesa Civil Nacional, de como produzir mapas de risco e realizar um planejamento operacional, entre outros temas. Pela tarde acontece a realização de vistorias, para avaliar a forma e técnicas de análise utilizadas. A previsão para o próximo módulo é 25 e 26 de abril.

Decreto – Em 13 de dezembro de 2011, o governador Raimundo Colombo assinou o decreto n° 728, que cria as 36 coordenadorias regionais de Defesa Civil (Coredecs) em Santa Catarina. Neste primeiro momento, 13 foram ativadas; as outras 23 coordenadorias serão ativadas gradualmente a partir do segundo semestre. Os coordenadores regionais atuam em todas as fases de defesa civil.

Atribuições das Coredecs – executar os programas descentralizados da Secretaria Estadual, relacionados à prevenção, preparação e resposta aos desastres, além de orientar, de acordo com as normas e a legislação em vigor, a correta utilização dos recursos materiais e financeiros disponibilizados pela Secretaria a municípios atingidos por desastres. O coordenador regional também tem a função de promover e fomentar a discussão dos assuntos relacionados à proteção e defesa civil no âmbito de sua respectiva área de abrangência.