Secretário Nacional de Defesa Civil visita o Estado

Nesta segunda-feira (08) a Defesa Civil de Santa Catarina recebeu a visita do Secretário Nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas. O objetivo foi conhecer a estrutura de proteção e defesa civil em operação em Santa Catarina.

Ele foi recebido pelo Chefe da Defesa Civil catarinense, João Batista Cordeiro Júnior, que apresentou toda a estrutura do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (CIGERD).

IMG 0055

Trabalho de elaboração do Plano de Contigência das Pontes de Florianópolis. FOTO: ASCOM DC

“Santa Catarina é uma referência nacional em proteção e defesa civil, sempre que tivermos oportunidade temos que vir a esse Estado para aprender o trabalho realizado na gestão de riscos e desastres”, comentou o Secretário Nacional . Ele completou destacando que o CIGERD é referência para todo Brasil no sentido de uma estrutura competente e organizada não apenas pelo aspecto físico, mas pelo aspecto estrutural, de pessoas e processos.

Durante a visita o Secretário acompanhou o trabalho de elaboração do Plano de Contingência das Pontes de Florianópolis que ligam a Ilha ao Continente. A ação envolve todas as estruturas municipais e estaduais de governo e busca traçar as ações necessárias em possíveis situações de emergência. Ainda no CIGERD Alexandre Lucas foi recebido pelo Governador, Carlos Moisés.

IMG 0079

Reunião com o Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés. FOTO: ASCOM DC

“O alinhamento com o Governo Federal é de extrema importância”, comentou o Chefe da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior. De acordo com ele, nos últimos meses alguns avanços foram conquistados em relação aos pleitos catarinenses. “Um grande exemplo está ocorrendo na Barragem de José Boiteux, a maior do Brasil. As negociações com as comunidades indígenas estão avançadas e aguardamos agora o repasse de recursos para a reforma que vai resultar na operação normal da Estrutura.