Semana de Proteção e Defesa Civil 2019

O Estado de Santa Catarina fica localizado no maior corredor meteorológico da América do Sul e registra os mais variados fenômenos climáticos. Com essas características é de extrema importância que a sociedade esteja preparada para os mais diferentes tipos de eventos meteorológicos, assim preservamos vidas e reduzimos os prejuízos. Fortalecendo a percepção de risco estamos preparando os catarinenses para as adversidades.

Para isso, e alusivo aos 46 anos de atividades, a Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC)  promove a Semana Estadual de Semana Civil. Cada CIGERD regional preparou, entre os dias 20 e 24 de maio, uma série de ações que estão a disposição da população. Em Criciúma, por exemplo, nesta segunda-feira (20) um espaço especial foi montado na praça Nereu Ramos para atender a população em parceria com a Defesa Civil Municipal. No dia 25 de maio a ação ocorre no Parque das Nações, também em Criciúma, das 10 às 17 hs.

WhatsApp Image 2019 05 20 at 10.25.01

Atividade realizada pelo Centro INtegrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Criciúma. Foto: Divulgação.

O Secretário da Defesa Civil,  João Batista Cordeiro Júnior,  todas as ações realizadas hoje são o resultado de muito trabalho em prol dos catarinenses. “Nestes 46 anos nossa Defesa Civil teve uma enorme evolução e hoje se destaca nacional e internacionalmente pelo trabalho de muitos homens e mulheres abnegados”, reforçou.

Maiores informações sobre a programação regional estão a disposição em um dos CIGERDs espalhados pelo Estado. (Araranguá, Blumenau, Canoinhas, Caçador, Concórdia, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville,  Joaçaba, Lages,Maravilha, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Taió, Tubarão e Xanxerê).

Em Florianópolis serão realizadas diversas palestras com interação entre todas as Regionais através de videoconferência, um grande simulado de evacuação no CIGERD e palestras. Dentre elas “Psicologia das Emergências e Desastres” que será ministrada pelo Cel Luiz Antônio Cardoso. (Ver programação ABAIXO.)

WhatsApp Image 2019 05 17 at 18.36.41

Ainda alusivo à Semana Estadual de Defesa Civil será realizado, nos dias 30 e 31 de maio, o “Seminário de Proteção e Defesa Civil: Incêndios Florestais, Barragens e Inteligência como estratégia em Redução de Riscos e Desastres (RRD)”. O evento será realizado no auditório “C” da UNISUL, Campus Pedra Branca, em Palhoça.

Na oportunidade será debatido o grau de impacto das mudanças climáticas no desencadeamento de desastres, tais como as estiagens, incêndios florestais e eventos intensos pluviométricos associados a rompimentos de barragens. Da mesma forma a importância da adoção de práticas de inteligência e segurança que minimizem os efeitos, dinâmicas sócio econômicas e a vulnerabilidade social dos eventos citados.

Durante o seminário serão promovidos debates e a exposição de cases, práticas e lições Aprendidas. O evento é realizado em parceria com as organizações que integram o Comitê Técnico Científico junto com a SDC. Dentre elas: Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto Federal Catarinense ( IFC), Instituto Federal de Santa Catarina( IFSC),  Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Associação Brasileira de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação em Redução de Riscos e Desastres (ABPRRD). O evento é realizado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Informações e Inscrições estão disponíveis através do site ou nas redes sociais da Defesa Civil de Santa Catarina.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO DE DEFESA CIVIL

DIA 30/5 (QUINTA)

8:00 às 11:00 – CREDENCIAMENTO

9:00 às 9:30 – CERIMÔNIA DE ABERTURA