Semana será de cursos nas SDRs Campos Novos e Criciúma

Nesta segunda-feira (9), a Defesa Civil Estadual, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), deu continuidade ao curso de capacitação de agentes de Defesa Civil (Cadec), desta vez nas Secretarias Regionais de Campos Novos e Criciúma. Os cursos já foram realizados nas SDRs: Araranguá, Jaraguá do Sul, Timbó, São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Rio do Sul, Ituporanga, Blumenau, Itajaí e Xanxerê.

A cada semana, até o dia 18 de dezembro, serão realizadas aulas em duas regionais, para fechar o cronograma que irá atender as 36 secretarias. Alguns encontros, conforme o número de municípios na Regional, contarão com a participação de mais de uma SDR. Durante as inscrições, foram disponibilizadas duas vagas por município, voltadas a funcionários efetivos das prefeituras e coordenadores municipais de Defesa Civil.

“Os desastres quando ocorrem, ocorrem no município, afetando as comunidades. Por isso, precisamos capacitar agentes que possam atuar diretamente com esta população. O treinamento pretende conscientizar e delinear as quatro linhas de ações do órgão: prevenção, preparação, resposta e reconstrução”, explica o diretor da Defesa Civil Estadual, major Márcio Luiz Alves.

O curso, que nas SDRs Campos Novos e Criciúma segue até sexta-feira (13), foi desenvolvido em duas etapas, com 40 horas de aulas expositivas e transmissão de conteúdo de forma presencial, e 40 horas de aulas online, no ambiente virtual de aprendizagem.