Seminário Catarinense sobre Gestão de Riscos Geológicos tem inscrições até dia 17

 

 abge

 

 

O I Seminário de Gestão de Riscos Geológicos do Estado de Santa Catarina, que ocorre do dia 21 a 22 de maio, no auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa do Estado, discutirá as principais estratégias de políticas públicas para enfrentamento de desastres no Brasil e Santa Catarina. O tema central é “Gestão de Risco Geológico e Prevenção – Ferramentas e Desafios”.

O evento conta com o apoio e participação da Secretaria de Estado de Defesa Civil e inclui a mostra de trabalhos sobre desastres geoambientais, com a exibição de stands de instituições e empresas que atuam na prevenção e gestão de riscos geológicos no país. As inscrições para participação podem ser feitas até quinta-feira (17). 
 
A programação do Seminário inicia, às 9 horas, com a solenidade de entrega de 10 medalhas de Mérito da Defesa Civil de Santa Catarina, Colombo Machado Salles, que homenageará instituições e pessoas que desempenharam um trabalho significativo para a proteção das comunidades em Santa Catarina. De acordo com o secretário de Estado de Defesa Civil, Geraldo Althoff, este ano o foco é gratificar os coordenadores municipais para sensibilizar as cidades para a importância de uma defesa civil preparada.
 
Logo após, ainda pela manhã, acontece a palestra de abertura sobre os antecedentes e perspectivas dos desastres geológicos no Brasil, debatendo o Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres (PNGRD). Pela tarde, haverá duas mesas redondas: a de Metodologias e Formação de Pessoal, que mostra as técnicas para produzir um mapeamento de risco geológico, o papel das universidades e da ABGE na divulgação de metodologias; e outra sobre as experiências municipais na gestão de riscos de desastres, apresentando modelos para planejar cidades mais seguras, trazendo o exemplo de Blumenau no gerenciamento de risco geológico, entre outros temas. 
 
No final de cada mesa no dia 21 será realizada uma palestra. A primeira apresenta as ações da Secretaria Nacional de Defesa Civil na gestão de riscos geológicos, com o Diretor do Departamento de Minimização de Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Rafael Schadeck e, a última, que conta com a presença do especialista sênior em administração de riscos de desastres do Banco Mundial, Joaquin Toro, discutirá a pergunta-tema “Por que fazer gestão de riscos?”.
 
Para o último dia do Seminário, está programada três mesas redondas discutindo temas como: experiências estaduais na gestão de riscos de desastres, políticas públicas na gestão de riscos de desastres, e Monitoramento e Alerta, que terá o diretor de gerente de monitoramento e alerta da Defesa Civil Estadual, Frederico Rudorff, sobre Sistema de monitoramento e alerta do Vale do Itajaí. O secretário Geraldo Althoff irá apresentar o encerramento, que ocorre das 17h45 às 18h30.