Seminário de Defesa Civil da região norte prepara circuito de palestras em Jaraguá do Sul

convite_para_seminrio Nos dias 17 e 18 de maio, integrando a Semana Estadual de Ações em Defesa Civil, ocorre o seminário de Defesa Civil da região norte em Jaraguá do Sul. O circuito de palestras propõe a integração e troca de conhecimentos na atuação de Defesa Civil em relação aos desastres. O evento é organizado pela coordenadoria regional de Defesa Civil de Joinville em parceria com a Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) por meio da coordenadoria regional de Defesa Civil de Joinville.

A programação conta ainda com apresentações do 2° Seminário de Prevenção, Preparação e Resposta a Desastres do Vale do Itapocu e do 3° Seminário Regional de Proteção Civil da Coordenadoria Regional da Região Norte. Durante todo o evento haverá exposição de equipamentos, veículos e demais recursos de trabalho de instituições envolvidas com a prevenção, a preparação e a resposta aos desastres.

O primeiro dia inicia às 19 horas com a solenidade de abertura. Está prevista a execução da peça teatral “Heróis somos todos nós”, preparada pela Defesa Civil de Jaraguá do Sul e a palestra “Comunicação e Percepção de Risco”, ministrada pela jornalista e diretora de redação da revista Com Ciência Ambiental, Cilene Victor.

As conferências estarão concentradas no dia 18, com doze apresentações de profissionais especializados sobre temas como “O papel das ONGs na gestão de risco e desastre”, “Radiocomunicação em desastres”, “Demandas de ordem pública em área de risco”, entre outros. O apoio ao evento é oferecido pelo Comitê Itapocu, que abrange as Defesas Civis municipais de Barra Velha, Guaramirim, Massaranduba, São João do Itaperiú, Corupá, Jaraguá do Sul e Schroeder.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo telefone (47) 3370-7933 ou através dos e-mails: defesacivil@amvali.org.br e regionaldefesacivil@jve.sdr.sc.gov.br. O seminário ocorre das 19 às 22 horas no dia 17, e das 8 às 18 horas no dia 18 de maio, no Parque Municipal de Eventos de Jaraguá do Sul.

Para mais informações, clique aqui.

Semana Estadual de Ações de Defesa Civil – foi criada através da Lei nº 14.706, de 21 de maio de 2009 e anualmente é comemorada de 18 a 24 de maio. No dia 18 de maio é comemorado em Santa Catarina o Dia de Ações de Defesa Civil. Em 2012, a Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) está preparando uma programação voltada ao fortalecimento das defesas civis municipais.
Além do Seminário Regional, estão sendo organizados outros dois eventos, o I Seminário de Gestão de Riscos Geológicos do Estado de Santa Catarina, promovido pela Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental – ABGE nos dias 21 e 22 de maio de 2012; e o I Seminário de Gestão de Riscos de Desastres, na Unisul, no dia 23 de maio. Todos gratuitos. No dia 21, acontece ainda, a entrega da Medalha “Mérito da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina”, que vai homenagear 10 personalidades nacionais e municipais. Nos próximos dias, será divulgada a programação completa da Semana Estadual.