Seminário de Gestão de Riscos Geológicos reúne 400 participantes em dois dias de evento

p1020078

O I Seminário de Gestão de Riscos Geológicos, organizado pela Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE) em parceria com a Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC), reuniu em dois dias de eventos (21 e 22), 400 participantes de oito estados e 56 municípios. O Seminário discutiu as principais estratégias de políticas públicas para enfrentamento de desastres no Brasil e Santa Catarina. O evento integrou a programação da Semana Estadual de Ações de Defesa Civil, que acontece de 18 a 24 de maio.

Durante o Seminário, foram exibidos trabalhos sobre desastres geoambientais de instituições e empresas que atuam na prevenção e gestão de riscos geológicos no país. Os participantes conferiram e selecionaram o painel “As chuvas de janeiro de 2011 em Santa Catarina: desastre natural ofuscado pela catástrofe na região Serrana do Rio de Janeiro”, dos autores Juan Antonio Flores, Joel Robert Pellerin, José Henrique Vilela, Mari Angela Machado e Michely Martins.

Semana Estadual – Nesta quarta-feira (23), acontece o I Seminário de Gestão de Riscos e Desastres, das 8 às 19 horas, no auditório C do Campus Unisul, na unidade Pedra Branca, em Palhoça. Na quinta-feira (24), encerrando a Semana, a Secretaria de Defesa Civil lança as cartilhas educativas da Série Nossa Segurança, com os temas Enchentes e Deslizamentos, nas regionais de defesa civil. Em Capivari de Baixo, às 17 horas, acontece a entrega de uma ambulância ao Corpo de Bombeiros do município, para atendimento do projeto do Sistema de Prevenção, Controle e Atendimento Emergencial em acidentes com Produtos Perigosos na BR- 101, trecho sul do Estado.