Servidores são homenageados com a Medalha “Alice Guilhon Gonzaga Petrelli”

img_0158

O trabalho e a dedicação de 74 servidores públicos estaduais foram reconhecidos, nesta segunda-feira (5), com a entrega da Medalha Funcional “Alice Guilhon Gonzaga Petrelli”, em Florianópolis. O governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, destacou o empenho de todos em atender a população catarinense. “Não tenho dúvidas que o trabalho de cada servidor público contribui para que o Estado se torne cada vez melhor, seja nos melhores índices de crescimento e desenvolvimento, no melhor destino turístico, ou na maior expectativa de vida”, disse.

Foto: James Tavares – SECOM

O servidor da Secretaria da Defesa Civil homenageado foi Edemilson Irineu Corrêa, que atualmente atua na assessoria de comunicação da entidade. Irineu é subtenente do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e há 13 anos trabalha na Defesa Civil Estadual. Atuou em grandes desastres no Estado como: Furacão Catarina em 2004, estiagem nos anos de 2004, 2005, 2006, 2009 e 2012, Enchente no Vale Itajaí em 2008 e 2011, tornado em Guaraciaba em 2009. Participou das operações de fiscalização de produtos perigosos pelas rodovias federais e estaduais de Santa Catarina, e em setembro de 2012, integrou o Comitê de Combate à Seca no Estado de Pernambuco, representando o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Cenad).

Foram entregues 74 medalhas do mérito funcional para servidores das secretarias setoriais, regionais, autarquias e fundações. Todos os anos, o Governo do Estado confere a Medalha do Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli, criada em 27 de junho de 1999, em reconhecimento às ações meritórias de servidores públicos que tenham ultrapassado a atuação tradicional de seus deveres funcionais. Todos os agraciados são escolhidos em votação pelos seus companheiros de trabalho.

A Medalha – Alice Guilhon Gonzaga Petrelli nasceu em Florianópolis, em 17 de junho de 1899. Em 1928, aos 29 anos, foi nomeada escriturária da então Secretaria da Fazenda, Viação, Obras Públicas e Agricultura, tornando-se a primeira funcionária pública do Governo do Estado de Santa Catarina. Nessa repartição, conheceu o engenheiro italiano Leonardo Petrelli, com quem se casou em 1933. Em 1935, nasceu seu único filho, Mário José Gonzaga Petrelli. Sempre comprometida com o bem-estar da comunidade, Alice Petrelli apoiou a criação da Casa do Estudante Universitário, em 1960, com o objetivo de amparar e facilitar a vida dos alunos do interior que vinha estudar na capital, sem ter recursos para moradia. Ela faleceu em 7 de outubro de 1990, aos 91 anos de idade.