Simulado com produto perigoso mobiliza equipes de emergência na BR-101 em Tijucas

foto_final_post_simulado

A concessionária Autopista Litoral Sul realiza, nesta segunda-feira (23), um simulado de acidente com produto perigoso na marginal da BR-101, no km 161,3, em Tijucas. O objetivo é verificar a preparação e a comunicação das equipes envolvidas para colisões deste tipo.

O evento iniciou às 10h e tem a participação da Secretaria de Estado da Defesa Civil, por meio do coordenador regional de Itajaí, Eliezer Cardoso; Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Polícia Rodoviária Federal, Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e as empresas Dalçóquio e Suatrans.

O simulado envolve uma colisão traseira entre um caminhão e uma carreta da empresa Dalçóquio, carregada do produto perigoso Estireno Monômero Inibido,  matéria-prima para produção de borracha sintética, resinas e poliéster. Com o choque, ocorre um derramamento de carga e o motorista do caminhão fica desacordado. Durante a operação, o trânsito pode ficar lento no trecho.

A partir do acidente são acionadas viaturas da concessionária e demais órgãos e instituições para dar apoio no atendimento da ocorrência. Ao lado há uma vala de drenagem que deságua em um rio a 800 metros do evento. Haverá 17 veículos e um helicóptero envolvidos na preparação e isolamento do local. O simulado acontece uma vez a cada dois anos, de acordo com o Programa de Ação Emergencial da empresa.