Simulado de emergência com embarcações

Foi realizado nesta semana no 13º Batalhão Bombeiro Militar, em Balneário Camboriú, um simulado de mesa de emergência marítima. O objetivo preparar as equipes de emergência para atuar em ocorrências que envolvam embarcações e passageiros. Uma estrutura formada por uma Sala de Crise, Posto de Comando e Abrigo foi disponibilizada para os participantes. No total  participaram diretamente do exercício, organizado pela Coordenadoria Municipal de Balneário Camboriú,  54 profissionais de 26 instituições. Já os resultados foram acompanhados e avaliados por quatro observadores das instituições participantes. A iniciativa é uma preparação par o grande simulado de campo que será realizado no mês de outubro.

WhatsApp Image 2019 08 01 at 12.06.09

Diversas entidades participaram da iniciativa. Foto: Defesa Civil.

Para aumentar o grau de realismo a Rede Nacional de Emergência de Radio Amadores (RENER) montou uma estrutura para comunicação de rádio no local. Foram preparados dois cenários distintos que demandavam apoio de várias instituições. O primeiro, um  acidente no mar envolvendo 2 embarcações com cerca de 100 pessoas. Foram analisadas ações em diversas áreas, desde alterações no trânsito para o apoio do deslocamento das equipes, resgate, mobilização de um hospital de campanha, transporte de feridos e manejo de corpos.

Foram realizados treinamentos para gerenciamento de crises com uso de ferramentas como o Sistema de Comando e Operação (SCO), Método START, Sala de Crise e Posto de Comando.

No segundo incidente 150 pessoas foram evacuadas de uma  área de encosta e levadas ao abrigo. Para isso, foi analisada a mobilização de transporte, equipe que gerência o abrigo, triagem, montagem de ambulatório, alimentação e cuidado com animais. O exercício durou 2 horas e foi considerado um sucesso pelos participantes.