Sobe para 587 o número de desabrigados e desalojados no Estado após chuvas do último domingo

ponte_altaNesta terça-feira (10), os municípios de Praia Grande, no Extremo-sul do Estado, e Otacílio Costa, no Planalto Serrano, informaram à Defesa Civil que há 30 pessoas desalojadas e 90 desabrigadas, respectivamente, devido às chuvas que atingiram diferentes regiões de Santa Catarina no último domingo (8). Com isso, sobe para 587 o número de desabrigados e desalojados no Estado. A Defesa Civil já registrou ocorrência em 16 municípios, sendo dois tornados: um em Turvo, no Sul do Estado, e outro em Ponte Alta (foto), na Serra catarinense.

Os municípios com problemas que notificaram a Defesa Civil são: Alfredo Wagner, Botuverá, Itajaí, Brusque, Camboriú, Balneário Camboriú, Florianópolis, Praia Grande, Ituporanga, Criciúma, Rio do Sul, Turvo, Ponte Alta, Bocaina do Sul, Porto Belo e Otacílio Costa. O número de desabrigados é de 196 e de desalojados 391. Bocaina do Sul, assim como Ponte Alta, encaminhou decreto de situação de emergência à Defesa Civil Estadual.

De acordo com o diretor da Defesa Civil Estadual, major Márcio Luiz Alves, o alerta será mantido até quinta-feira (12) devido à previsão de chuva intensa, principalmente entre o Planalto e o Litoral catarinense. Há riscos de alagamentos e deslizamentos no Litoral e Vale do Itajaí. "Pedimos que as pessoas não transitem em áreas alagadas e observem em volta de suas casas a movimentação do solo e que procurem o órgão responsável mais próximo", explica Alves.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o (48) 3244-0600.