Treinamento em Itajaí reforça importância da preparação para desastres naturais

image_gallery

Itajaí – O alerta de perigo enviado por SMS pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), como procedimento padrão, foi uma das estratégias utilizadas no simulado de prevenção a desastres realizado no sábado (8) pelo Ministério da Integração Nacional, em Itajaí.

Foto: Neiva Daltrozo

A Defesa Civil Municipal de Itajaí, a Secretaria Estadual da Defesa Civil e a Coordenadoria Regional – foram comunicadas simultaneamente. Assim foi iniciada a operação que tem o objetivo de preservar vidas no caso de desastres naturais.

Dentro do ônibus estacionado no ponto de apoio da operação, acomodada com os seis familiares com quem divide a casa, Magali Bento, recebeu na noite anterior o aviso de que teriam que desocupar a moradia. “Isso ajuda a salvar as famílias”, ressaltou. Ela estava entre as pessoas mobilizadas pelos agentes comunitários e a defesa civil para participar do treinamento.

“A aproximação da defesa civil com a população das áreas de risco é decisiva para que tenhamos sucesso em momentos reais de crise. Aqui trabalhamos a conscientização desses moradores”, argumentou o agente da Secretaria Nacional da Defesa Civil (Sedec), Daniel Martins. A situação vivida em 2008 por muitos dos que participaram da simulação reforçou a necessidade de preparação para o período de chuvas que se aproxima.

O capitão Gustavo Gritz, do Exército, que acompanhou o treinamento na cidade catarinense comentou sobre como o Brasil está preparado para as ações humanitárias – em momentos críticos. “Somos capazes de dar todo o suporte logístico, com transporte, resgate, atendimento em saúde numa operação como esta, com a mesma meta da defesa civil, salvar vidas”, afirmou o oficial.

No abrigo, os líderes comunitários receberam as instruções da Sedec. “Essas pessoas são muito importantes para disseminar os conceitos de prevenção e nos auxiliar no trabalho de preparação dos moradores das áreas vulneráveis”, reforçou Daniel Martins. Os líderes ajudaram a mobilizar os moradores para a simulação, uma semana antes.

“Tomara Deus que a gente não viva nenhuma situação de perigo, mas é bom ficar alerta, e esses treinamentos, com certeza, nos ajudam – e muito. Nos deixam mais seguros e sabendo que o governo se preocupa com nossas vidas”, reconhece Andrelize Barbosa, na fila para receber o lanche servido no abrigo, depois de acompanhar as instruções da defesa civil. Ela vestiu a camisa da prevenção e entende que deixar a casa na hora certa é a melhor atitude.

Participaram também do simulado de prevenção profissionais do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Centro de Referência e Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Itajaí Transporte Público, Coordenação Municipal de Trânsito, Rede Nacional de Rádio Amador (RENER), Sesc e Senac.