Voluntariado na luta contra o coronavírus

Nesta terça-feira (07) a Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), com o apoio do Aeroclube de Santa Catarina, realizou o transporte de cinco respiradores e máscaras face shield que serão utilizados no tratamento de pacientes com o coronavírus. A ação foi resultado da grande rede de apoio e logística articulada pela DCSC e que conta com a participação de entidades públicas e privadas.

Os respiradores estavam na cidade de Joinville onde foram concertados na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os equipamentos foram transportados para Florianópolis e serão distribuídos para o interior do Estado, com o apoio de pilotos do Aeroclube de Santa Catarina.

Transporte de materiais e equipamentos em Joinville. Foto: Divulgação DCSC.

Todo transporte de respiradores está sendo realizado pela rede criada pela DCSC. Ainda hoje (07) outros cinco respiradores serão transferidos no Sul do Estado, de Criciúma para o município de Laguna por viaturas da DCSC e da Polícia Civil.

Transporte de respiradores no Sul do Estado. Foto: Divulgação DCSC

Para o transporte dos insumos e equipamentos a DCSC conta também com o apoio da plataforma Truck Pad que possui 1,2 milhão de caminhoneiros cadastrados, a Transville Transportes Logísticos, o Ministério Público e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC).

“A DCSC está realizando inúmeras ações de preparação e suporte para a operação de combate ao coronavírus”, comentou o chefe da DCSC, João Batista Cordeiro Júnior. Segundo ele, o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), em Florianópolis, faz a integração de todas as estruturas do Governo do Estado em apoio a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) estadual. “Nos momentos mais difíceis de Santa Catarina a DCSC esteve pronta para apoiar os catarinenses e nessa crise não será diferente. Com união vamos vencer o coronavírus”, finalizou João Batista.

No CIGERD também está sendo o local de trabalho do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) que monitora a evolução dos casos suspeitos no Estado e estipula os procedimentos necessários para o enfrentamento ao vírus.

Doações chegam ao Estado

São inúmeros parceiros, pessoas físicas e jurídicas, que estão fazendo o repasse de materiais que estão sendo utilizados pelas equipes na linha de frente contra o coronavírus. A  União Nacional das Indústrias de Cana de Açúcar (UNICA) fez a entrega de 45 mil litros de álcool 70° a granel. Já a empresa 101 está realizando o envasamento do álcool que é repassado e também já doou até o momento 130 mil litros do produto. A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) doou de oito mil máscaras face shields e 13 Kits de teste para o coronavírus, totalizando, 650 reações.

Pessoas físicas também se mobilizaram e estão realizando doações para a Defesa Civil. No município de Porto Belo o farmacêutico, Marlos Romário Tancredo, doou dois termômetros infravermelho e 15 frascos de álcool em gel. Segundo ele, a doação foi impulsionada pelo espírito cívico e para ajudar a frente de combate ao vírus. “Todas as doações para os profissionais na ponta da lança voltam para a gente. Quanto mais pessoas curadas, mais segurança para a sociedade”, destacou. Marlos completou lembrando que este é um momento de solidariedade e que as pessoas devem ter a consciência da ajuda mútua.

Como doar

Através deste link os interessados podem se cadastrar e receber as informações necessárias para o apoio. Os doadores são contatados por técnicos da DC​/SC e recebem informações sobre fornecedores de materiais e equipamentos. A aquisição é feita pelos próprios doadores e repassadas para a Defesa Civil que realiza o transporte na coleta ou distribuição dos itens. O processo é transparente e a destinação das doações identificada.