PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (21/05) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (21/05)

Neste sábado (21), a atuação de um sistema de alta pressão combinado a uma massa de ar seco e frio, mantém o tempo estável e com o predomínio do sol em todo estado, as temperaturas seguem baixas ao amanhecer e no período da noite, favorecendo a ocorrência de geada ampla entre a madrugada e o amanhecer dos Planaltos ao Alto Vale do Itajaí e Grande Oeste, com as temperaturas máximas ocorrendo no meio da tarde. As mínimas oscilam entre 02°C e 06°C do oeste aos planaltos e entre 06°C a 10°C nas demais regiões. As temperaturas máximas ficam entre 15°C e 19°C do oeste aos planaltos e variam entre 17°C e 22°C no Alto, Médio e Baixo Vale do Itajaí e no litoral. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas ao frio intenso.

PREVISÃO PARA DOMINGO (22/05)

No domingo (22) segue com atuação da massa de ar frio e seco, mantendo o tempo estável e com predomínio do sol em Santa Catarina. O sistema de alta pressão começa a se deslocar em direção ao oceano e em função disso as temperaturas máximas aumentam um pouco, mas as mínimas seguem baixas ainda e devido a este deslocamento, a nebulosidade aumenta gradativamente ao longo do dia em todo o estado, mas o tempo segue estável e com aparições do sol em todas as áreas. As temperaturas mínimas ficam entre 03°C e 06°C entre os Planaltos e o Meio-Oeste, oscilam entre 06°C e 09°C no Extremo Oeste e no Oeste, e variam entre 05°C a 11°C nas demais regiões. Durante a tarde as temperaturas ficam amenas em todo o estado, oscilando entre 17°C a 19°C do oeste aos planaltos e variam entre 17°C a 21°C nas demais regiões. O risco para ocorrências associadas ao frio intenso é baixo a moderado.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (23/05)

Na segunda-feira (23) o sistema de alta pressão e da massa de ar frio e seco se afastam do continente em direção ao mar, o sol predomina na maior parte do estado, principalmente ao longo da tarde e o tempo fica encoberto e com ocorrência de chuva fraca e isolada em algumas áreas do Planalto Sul e do Alto Vale do Itajaí. As temperaturas mínimas já não são tão baixas e ficam em torno dos 07°C aos 10°C do oeste aos planaltos e oscilam entre 10°C a 17°C nas demais regiões, enquanto que as temperaturas máximas ficam entre 14°C aos 19°C do Planalto Sul ao Planalto Norte e variam entre 16°C a 22°C nas outras áreas. O risco para ocorrências associadas ao frio é baixo.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A terça-feira (24) e a quarta-feira (25) serão de tempo estável e com o predomínio do sol em todo o estado, as temperaturas mínimas devem ser amenas em todas as regiões e as máximas ficam mais elevadas do que as registradas nos últimos dias. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (21/05)

Neste sábado (21) o mar fica pouco agitado com ondas de direção Sul e com altura de 1,5m do Litoral Sul à Grande Florianópolis e de 1m no Litoral Norte. Não há riscos para ocorrências associadas ao mar agitado.

Os ventos sopram de norte/noroeste, com rajadas fracas de vento de até 25 km/h em todo o estado, principalmente ao longo da tarde, com vento médio de até 10 km/h, não havendo risco para ocorrências associadas.