ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – 13.04.2018 – CARJR

nowcasting

SEM AVISO

________________________________________________________________

 
Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.
________________________________________________________________

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

Chuva persistente no Litoral Norte de Santa Catarina !

Início: 14/04/2018 às 03:00h

Fim: 16/04/2018 às 23:59h

Regiões: LITORAL NORTE de SANTA CATARINA.

Previsão: Chuva mais persistente, de intensidade moderada em alguns momentos. Acumulado médio de 40 mm a 60 mm. Na Grande Florianópolis e Litoral Sul também há previsão de chuva durante esses dias, mas com acumulados menores.

Sistema: Fluxo de umidade transportado do mar para o Litoral de SC e cavado em níveis médios e altos da atmosfera.

Observação: A rodada de hoje dos modelos numéricos mostrou redução da área e dos valores de chuva previstos para o Litoral, em relação ao dia de ontem.

Publicação: 13/04/2018 – 10h10min

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins – Meteorologistas Epagri/Ciram

________________________________________________________________

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

 

________________________________________________________________

ATENÇÃO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Fim de semana com mais nuvens e chuva no Litoral e Norte do Estado

 

Sexta-feira (13/04) – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – RAIOS – TEMPORAIS ISOLADOS – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: sol com aumento de nuvens no decorrer da manhã do Oeste ao Sul do Estado, com pancadas isoladas de chuva com trovoadas a partir da tarde. De Florianópolis ao Norte de SC, condição de chuva isolada à noite.

Temperatura: elevada, diminuindo no fim do dia.

Vento: nordeste/noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas a tarde e noite.

Sistema: frente fria chega à SC, no período da tarde e noite.

 

Sábado (14/04) – ATENÇÃO PARA CHUVA PERSISTENTE – PANCADAS DE CHUVA – RAIOS – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: predomínio de nuvens e condição de chuva no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte, alternando com períodos de melhoria. Nas demais regiões, variação de nuvens com aberturas de sol e pancadas isoladas de chuva à tarde.

Temperatura: mais amena do Planalto ao Litoral, subindo mais no Oeste.

Vento: sudeste a nordeste no Oeste e Meio Oeste, e de sudeste a leste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: intensa alta pressão no oceano, favorecendo entrada de umidade no leste de SC.

 

Domingo (15/04) – ATENÇÃO PARA CHUVA PERSISTENTE – PANCADAS DE CHUVA – RAIOS – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: predomínio de nuvens e condição de chuva do Planalto ao Litoral, alternando com períodos de melhoria. No Oeste e Meio Oeste, variação de nuvens com aberturas de sol e condição de pancadas isoladas de chuva à tarde.

Temperatura: mais amena do Planalto ao Litoral, subindo mais no Oeste.

Vento: sudeste a nordeste no Oeste e Meio Oeste, e de sudeste a leste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas no Litoral.


Segunda e terça-feira (16 e 17/04) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: a região da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte permanecem com mais nuvens e condição de chuva, alternando com períodos de melhoria. Nas demais regiões, variação de nuvens com aberturas de sol.

Temperatura: mais amena do Planalto ao Litoral, subindo mais no Oeste.

Vento: sudeste a nordeste no Oeste e Meio Oeste, e de sudeste a leste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

ATENÇÃO: entre o sábado (14/04) e a segunda-feira (16/04), a chuva pode ser mais persistente no Litoral Norte, com intensidade moderada em alguns momentos, com acumulados mais significativos (ver ATENÇÃO METEOROLÓGICA).  

 

TENDÊNCIA de 18 a 28 de abril de 2018

O período começa com tempo mais firme com sol e algumas nuvens em SC, por influência de uma massa de ar mais seco. Por volta dos dias 24 e 25/04 uma nova frente fria deve passar pelo Sul, provocando chuva na maioria das regiões e na sequencia diminuição de temperatura. Até o momento não há indicativo de massa de ar frio intensa, esperada para esta época do ano.

Gilsânia Cruz – Meteorologista Epagri/Ciram

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS  ANTERIORES:

ATENCAO 13/04 22:40 – PANCADAS DE CHUVA FRACAS a MODERADAS e localmente FORTES no PLANALTO NORTE e MEIO OESTE nas proximas 2h. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 13/04 21:55 – PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA com intensidades MODERADA a FORTE para CORUPÁ e SÃO BENTO DO SUL nas próximas 2hs. Procure abrigo. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ATENCAO 13/04 20:50 – Pancadas de chuva MODERADAS a FORTES e RAIOS para MASSARANDUBA, JARAGUA DO SUL e GUARAMIRIM. Nas proximas 2h. Procure abrigo. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ATENCAO 13/04 20:30 – Pancadas de chuva MODERADAS a FORTES no PLANALTO NORTE e MEIO OESTE, nas proximas 2h. Procure abrigo. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 13/04 20:05 – VENTOS FORTES com RAJADAS de 40 a 60 km/h no LITORAL CATARINENSE, nas próximas 2hs. Procure abrigo. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ATENCAO 13/04 19:55 – Pancadas de chuva MODERADAS a FORTES nas proximidade de RIO DO CEDROS e BENEDITO NOVO, nas proximas 2h. Procure abrigo. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ATENCAO 13/04 19:40 – Pancadas de chuva MODERADAS a FORTES com RISCO DE ALAGAMENTO nas proximidades de FLORIANÓPOLIS, nas proximas 2h. Procure abrigo. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 13/04 17:27 – Vento persistente moderado a forte no Litoral Sul e Grande Florianópolis nas próximas 3h. (Epagri Ciram).

ATENÇÃO 13/04 17:30 – Pancadas de chuva moderadas a fortes nas proximidades de Blumenau, Taio e Sta Cecilia, nas próximas 2h. Procure abrigo.

ATENÇÃO 13/04 16:30 – VENTOS FORTES com RAJADAS de 40 a 60 km/h nas regiões do LITORAL SUL, PLANALTO SUL, Gde. FPOLIS e VALE DO ITAJAI, nas próximas 2hs.

ATENÇÃO 13/04 16:16 – PANCADAS DE CHUVA com intensidades MODERADA a FORTE na região do EXTREMO OESTE. Nas próximas 2hs. Procure abrigo.

ATENÇÃO 13/04 15:21 – PANCADAS DE CHUVA com intensidades FRACA a MODERADA e localmente FORTE nas regiões: MEIO OESTE, VALE DO ITAJAI e LITORAL SUL. Nas próximas 2hs. Procure abrigo.

ATENÇÃO 13/04 14:35- PANCADAS DE CHUVA FRACA A MODERADA no LITORAL SUL, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENCAO 13/04 10:01 – PANCADAS DE CHUVA FRACA A MODERADA no LITORAL SUL, nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.