ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 21.05.2018 – CARJR

nowcasting

 SEM AVISO

______________________________________________________________

 Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.
________________________________________________________________
 
 

diario.png

ATENÇÃO METEOROLÓGICA e MARÍTIMA 21/05/2018 – EPAGRI/CIRAM

GEADA, MAR GROSSO E MARÉ ALTA EM SANTA CATARINA !

 

ATENÇÃO 1: FRIO INTENSO E GEADA 

Início: 21/05/2018 às 00:00h

Fim: 23/05/2018 às 08:00h

Regiões: OESTE, MEIO OESTE, e PLANALTOS de forma mais ampla. Litoral e Vale do Itajaí de forma isolada.

Previsão: temperatura próxima de 0°C e negativa com formação de geada nas áreas altas, na madrugada e amanhecer. Os dias mais frio serão segunda e terça-feira.

Sistema: massa de ar frio de origem polar com centro sobre o Sul do Brasil.

 

ATENÇÃO 2: MAR GROSSO E MARÉ ALTA

Início: 21/05/2018 às 10:00h

Fim: 22/05/2018 às 12:00h

Região: LITORAL. O Litoral Sul é a região mais afetada.

Previsão: mar grosso com altura de onda de 3m a 4m e picos de 5m a 6m em áreas mais afastadas da costa. Condição de ressaca, totalmente adversa para o tráfego de pequenas e médias embarcações.

Sistema: intenso ciclone extratropical próximo ao litoral sul do Brasil.

 

MARÉ ALTA PROVOCA ALAGAMENTOS COSTEIROS

Nesta segunda-feira (21/05) há pequeno risco de alagamentos devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Este fenômeno será provocado pelo vento predominante e persistente do quadrante sul, associado a forte agitação marítima com ondas de 3 a 4 m próxima ao litoral, devido ao ciclone extratropical próximo à costa.

Recomenda-se especial atenção para os horários (Tabela 1) e locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros.

Os horários mais prováveis dos alagamentos coincidirão com os picos de maré alta previstos na Tabela 1 e litoral on line e maregrama no site do Ciram:

Associada ao vento sul aumenta a expectativa de melhora na captura das tainhas nesta semana no litoral de Santa Catarina.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Argeu Vanz – Oceanólogo (Epagri/Ciram)

      ________________________________________________________________

  RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC 

Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividades de pesca.

Ressaca: Proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193. 

________________________________________________________________

ATENÇÃO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Semana seca e fria em SC com Geada ampla nas áreas altas do Estado!

 

Segunda-feira (21/05) – ATENÇÃO PARA MAR AGITADO E MARÉ ALTA

Tempo: início da manhã com nevoeiro isolado no Oeste e Sul do Estado. No decorrer do dia, sol e baixa umidade do ar em todas as regiões. 

Temperatura: em pequena elevação durante o dia, mais frio à noite.

Vento: sudoeste, fraco.

Mar: grosso com altura de onda de 3m a 4m e picos de 5m a 6m em áreas mais afastadas da costa. Condição de ressaca, totalmente adversa para o tráfego de pequenas e médias embarcações. Há pequeno risco de alagamentos devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Este fenômeno será provocado pelo vento predominante e persistente do quadrante sul, associado a forte agitação marítima

Sistema: massa de ar frio de origem polar influenciando SC.

 

Terça a quinta-feira (21 a 24/05) – ATENÇÃO PARA GEADA – MARÉ ALTA

Tempo: ensolarado com baixa umidade do ar, com nevoeiros isolados ao amanhecer. 

Temperatura: segue baixa na madrugada, com temperatura próxima de 0°C e negativa nas áreas altas do Estado, com geada especialmente no Oeste, Meio-Oeste e Planaltos.

Vento: sudoeste a sudeste com fraca intensidade.

Mar: grosso com altura de onda de 3m a 4m e picos de 5m a 6m em áreas mais afastadas da costa. Condição de ressaca, totalmente adversa para o tráfego de pequenas e médias embarcações.

Sistema: massa de ar frio de origem polar influenciando SC.


Sexta-feira (25/05)

Tempo: sol com algumas nuvens em SC e nevoeiros isolados ao amanhecer. 

Temperatura: em elevação, devido ao deslocamento da massa de ar frio para o oceano. No Planalto Sul ainda há condição para formação de geada nas áreas altas.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 26 de maio a 04 de junho de 2018

Sol com variação de nuvens, baixa umidade relativa do ar (tempo seco) e temperatura em elevação em SC, na maior parte dos dias. Nos dias 02 e 03/06, uma nova frente fria deve trazer chuva para o Estado, e logo após declínio acentuado de temperatura com o avanço de uma nova massa de ar frio de origem polar.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta 
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil