AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 13.06.2018 – CARJR

nowcasting

SEM AVISO

________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.
________________________________________________________________
                                                                                  diario.png

AVISOS  MARÍTIMOSEPAGRI/CIRAM

Mar Agitado no Litoral Catarinense !

Início: 13/06/2018 às 09:00h

Fim: 15/06/2018 às 09:00h

Região: LITORAL DE SANTA CATARINA, especialmente ao Sul de Itajaí.

Previsão: Vento sudoeste/sul forte de 50 a 70km/h e mar muito agitado, com altura de onda de 2,0 m a 2,5 m próximo à costa e picos de 3,0 m a 4,0 m especialmente ao sul de Itajaí e em áreas afastadas da costa.

Sistema: ciclone extratropical no oceano, em frente ao litoral do RS, e alta pressão sobre o continente, mantendo forte gradiente de pressão com vento forte e persistente.

Publicação: 12/06/2018 – 10:00.

Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)

_______________________________________________________

Maré Alta causa alagamento em Santa Catarina !

Do dia 13/06 ao 15/06 há risco de alagamentos devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense.  Este fenômeno é devido à influência da maré viva (maré de sizígia) e ventos do quadrante sul que provocam empilhamento da água marinha na costa e incidência de ondas de 2,0 a 2,5 m próxima ao litoral.

Recomenda-se especial atenção para os horários (Tabela 1) e locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros.

Os horários mais prováveis dos alagamentos coincidirão com os picos de maré alta previstos na tabela 1 e litoral on line  e maregrama no site do Ciram:

13.06.2018 Tabela Mare

Publicação: 12/06/2018 – 16:30.

Argeu Vanz – Oceanólogo Epagri/Ciram

Clovis Correa – Meteorologista Epagri/Ciram

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Alagamentos costeiros: Evitar transitar em locais alagados, em pontilhões e pontes submersas. Atenção especial para os horários de picos mais altos de maré astronômica, quando o nível do mar ficará mais elevado.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

AVISO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – EPAGRI/CIRAM

Massa de ar frio declina as temperaturas em SC. Mar agitado e alagamentos costeiros.

Quarta-feira (13/06) – AVISO PARA MAR AGITADO E ALAGAMENTOS COSTEIROS (VER AVISOS)

Tempo: no período da manhã, mais nuvens no oeste do Estado, com maiores aberturas de sol no litoral. A partir da tarde o sol aparece mais em todas as regiões.

Temperatura: em declínio a partir da tarde. A mínima ocorre à noite.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas, mais intensas no litoral.

Sistema: massa de ar frio de origem polar avança para o Sul do Brasil.

Quinta-feira (14/06):

Tempo: nevoeiros na madrugada e manhã. Durante o dia, sol com aumento de nuvens no decorrer do dia em todas as regiões. Maior presença de nuvens no norte do Estado.

Temperatura: baixa em todas as regiões. Condição de geada na madrugada e amanhecer, nas áreas altas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas no litoral.

Sistema: massa de ar frio de origem polar, com centro na Argentina, influencia o Sul do Brasil. Corrente de jato superior favorece a nebulosidade em SC.

Sexta-feira (15/06):

Tempo: encoberto na Grande Florianópolis e norte de SC, com chuva fraca no Planalto Norte e Litoral Norte. Do oeste ao sul do Estado, muitas nuvens com aberturas de sol.

Temperatura: permanece baixa, com o centro da massa de ar frio avançando para o Uruguai. Condição de geada na madrugada e amanhecer, nas áreas altas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul.

Vento: sul, fraco.

Sábado (16/06):

Tempo: do oeste ao sul do Estado, sol com aumento de nuvens no decorrer do dia. Na Grande Florianópolis e norte de SC, encoberto.

Temperatura: mais baixa na madrugada. Condição de geada na madrugada e amanhecer, nas áreas altas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. No oeste, em ligeira elevação durante o dia.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Domingo (17/06):

Tempo: sol com algumas nuvens.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste no interior e de sudeste a leste no litoral, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 18 a 27 de junho de 2018

Dia 21/06 às 07h07min começa o inverno no Hemisfério Sul!!!

Até o dia 21/06, tempo seco e sem chuva em SC, com temperatura em elevação, em todas as regiões. Entre os dias 22 e 24/06, nova frente fria desloca-se pelo Sul do Brasil, provocando chuva no Estado.

defesa civil

Gerência de Alerta