AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 18.05.2018 – CARJR

nowcasting

OBSERVAÇÃO 19/05 09:12 – Pancadas isoladas de chuva fraca e pontualmente moderada na região Oeste nas próximas 2 horas.

OBSERVAÇÃO 19/05 08:25 – Condição de chuva fraca a isoladamente moderada no Extremo Oeste e Litoral Sul nas próximas 2 horas.

________________________________________________________________

 Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.
  
diario.png

AVISO/ATENÇÃO METEOROLÓGICA e MARÍTIMA 18/05/2018 – EPAGRI/CIRAM

Sexta-feira com pancadas de chuva e temporais isolados.

Final de semana com ventos fortes, mar agitado e frio em Santa Catarina!

 

AVISO: PANCADAS DE CHUVA E TEMPORAIS ISOLADOS

Início: 18/05/2018 às 10:00h

Fim: 19/05/2018 às 06:00h

Regiões: TODAS AS REGIÕES, especialmente no OESTE E SUL de SC.

Previsão: chuva mais persistente, de intensidade moderada em alguns momentos no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, com acumulado médio de 50 mm a 70 mm em 24 horas. Nas demais regiões, acumulado médio de 20 a 40mm. Risco de temporal isolado no Estado, no período da tarde, noite e próxima madrugada.

Sistema: baixa pressão e cavado em níveis médios e altos da atmosfera em SC.

 

ATENÇÃO 1: INTENSAS E PERSISTENTES RAJADAS DE VENTO SUL

Início: 19/05/2018 às 12:00h

Fim: 20/05/2018 às 23:59h

Regiões: PLANALTO AO LITORAL, principalmente no PLANALTO SUL e LITORAL SUL.

Previsão: intensas e persistentes rajadas de vento sul, de 60km/h a 80km/h. No Planalto Sul e Litoral Sul, as rajadas podem até superar os 80 km/h em alguns momentos.

Sistema: ciclone extratropical próximo ao litoral entre SC e RS, e anticiclone com centro no norte da Argentina (massa de ar polar) geram forte diferença de pressão no leste de SC.

 

ATENÇÃO 2: DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA

Início: 19/05/2018 às 15:00h

Fim: 20/05/2018 às 08:00h

Regiões: TODAS AS REGIÕES DE SC.

Previsão: declínio acentuado da temperatura em todas as regiões. Nas áreas mais altas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, mínima em torno de 0°C a 5°C nesse período. Entre a noite de sábado e início do domingo, pequena chance de neve/chuva congelada no Planalto Sul, devido à combinação do frio e umidade do ar.

Nas madrugadas dos dias 21 e 22/05, temperatura negativa com geada ampla nas áreas altas do Estado.

Sistema: avanço de uma massa de ar frio de origem polar do oeste para o litoral de SC, no dia 19/05, permanecendo com centro em SC nos dias seguintes.


ATENÇÃO 3: VENTOS FORTES E MAR AGITADO

Início: 19/05/2018 às 00:01h

Fim: 21/05/2018 às 23:59h

Regiões: LITORAL DE SC

Previsão: Rajadas de vento intensas e persistentes, de 80km/h a 100km/h, nos dias 19 e 20/05, atingindo especialmente o Litoral Sul com maior intensidade.  Mar grosso, com altura de onda de 3m a 4m, e picos de 5m a 6m em áreas mais afastadas da costa. Condição totalmente adversa para o tráfego de pequenas e médias embarcações. Maré Alta provoca alagamento em SC: Do dia 19/05 ao 22/05 há risco de alagamentos devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Os horários mais prováveis dos alagamentos coincidirão com os picos de maré alta previstos na Tabela 1 e litoral on line e maregrama no site do Ciram.

Região mais afetada: Litoral Sul.

Período mais crítico: entre a noite do dia 19 e noite do dia 20/05. 

Sistema: intenso ciclone extratropical próximo ao Litoral Sul do Brasil, entre o Sul de SC  e Norte do RS. 

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

 

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

 Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Mar agitado: perigo a navegação e a atividades de pesca.

Ressaca: Proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193. 

________________________________________________________________

 AVISO/ATENÇÃO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Mudança brusca de tempo no final de semana – Chuva, frio e vento sul intensos.

Próxima semana com geada ampla no Estado                      

 

Sexta-feira (18/05) – AVISO PARA PANCADAS DE CHUVA – RAIOS – TEMPORAIS ISOLADOS – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: do Oeste ao Litoral Sul, céu encoberto com chuva. Nas demais regiões, aberturas de sol com aumento de nuvens e condição de chuva no decorrer do dia. Risco de temporais localizados na tarde e noite, com maior acumulado de chuva previsto para o Oeste e Sul do Estado (ver Aviso Meteorológico!).

Temperatura: mais elevada na Grande Florianópolis e norte do Estado.

Vento: nordeste a noroeste, virando para sul no final do dia, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: baixa pressão influenciando SC.

 

Sábado (19/05) – ATENÇÃO PARA RAJADAS INTENSAS DE VENTO – MAR AGITADO – DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: encoberto com chuva em todas as regiões, na madrugada e manhã.  No Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul a chuva diminui no decorrer do dia, mas o tempo segue instável com chance de chuva fraca ocasional. Nas áreas mais altas do Planalto Sul, pequena chance de neve à noite, devido à combinação de umidade e temperatura baixa.

No Litoral Sul e Grande Florianópolis, nebulosidade variável com chuva isolada entre a tarde e noite. No norte do Estado maiores aberturas de sol, no período da tarde e noite.

Temperatura: em declínio acentuado no decorrer do dia (ver Atenção Meteorológica!), com o avanço de uma massa de ar frio de origem polar, a partir do oeste em direção ao litoral.

Vento: sudoeste, moderado a forte com rajadas intensas e persistentes, especialmente do Planalto ao Litoral (ver Atenção Meteorológica!).

Mar: grosso com altura de onda de 3m a 4m, e picos de 5m a 6m em áreas mais afastadas da costa. Condição de ressaca, totalmente adversa para o tráfego de pequenas e médias embarcações. Região mais afetada: Litoral Sul. Período mais crítico: entre a noite do dia 19 e noite do dia 20/05. (ver Atenção Meteorológica!)

Sistema: ciclone extratropical entre o litoral de SC e RS.

 

Domingo (20/05) – ATENÇÃO PARA RAJADAS INTENSAS DE VENTO – MAR AGITADO – FRIO INTENSO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: na madrugada e manhã, mais nuvens no Oeste e Sul do Estado, com chuva fraca no Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Nas áreas mais altas do Planalto Sul, pequena chance de neve na madrugada e início da manhã, devido à combinação de umidade e temperatura baixa.  No decorrer do dia, tempo seco com sol em todas as regiões.

Temperatura: muito baixa em todo o Estado, durante todo o dia, com a atuação de uma massa de ar frio de origem polar.

Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas mais intensas no sul de SC, devido a um ciclone extratropical no litoral do RS.

Mar: grosso com altura de onda de 3m a 4m, e picos de 5m a 6m em áreas mais afastadas da costa. Condição de ressaca, totalmente adversa para o tráfego de pequenas e médias embarcações. Região mais afetada: Litoral Sul. Período mais crítico: entre a noite do dia 19 e noite do dia 20/05. (ver Atenção Meteorológica!)

 

Segunda e terça-feira (21 e 22/05) – OBSERVAÇÃO PARA GEADA AMPLA – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: ensolarado com baixa umidade do ar.

Temperatura: muito baixa na madrugada, com temperaturas negativas e geada ampla nas áreas altas do Estado, devido a uma massa de ar frio de origem polar.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 23 de maio a 01 de junho de 2018

Sol e baixa umidade relativa do ar (tempo seco) em SC, na maior parte dos dias. A temperatura baixa na madrugada favorece a formação de geada, nas áreas altas do Estado, no início do período. A partir do dia 25/05, elevação gradativa da temperatura.

Gilsânia Cruz – Meteorologista Epagri/Ciram

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 

AVISOS ANTERIORES:

OBSERVAÇÃO 19/05 03:06 – Pancadas de chuva fraca a moderada nas regiões entre Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul nas próximas 2 horas.

ATENÇÃO 19/05 00:50 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS a isoladamente FORTES e RAIOS no PLANALTO NORTE, VALE DO ITAJAI, GRANDE FLORIANÓPOLIS e LITORAL SUL nas próximas 2 h. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ALERTA VIA SMS 19/05 00:48 – ALAGAMENTOS PONTUAIS para o LITORAL NORTE e VALE DO ITAJAÍ. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ALERTA VIA SMS 19/05 00:22 – ALAGAMENTOS PONTUAIS para BLUMENAU. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ALERTA VIA SMS 18/05 23:50 – ALAGAMENTOS PONTUAIS para RIO DO SUL, BOTUVERÁ e RODEIO. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 18/05 23:13 – Pancadas de chuva moderada a forte por alguns momentos, na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte nas próximas 2h. (Epagri/Ciram)

ALERTA VIA SMS – 18/05 23:10  – ALAGAMENTOS PONTUAIS para PRESIDENTE GETÚLIO e MONTE CASTELO. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 18/05 22:48 – PANCADAS de CHUVA MODERADA a isoladamente FORTE E RAIOS no EXTREMO OESTE, PLANALTO NORTE, VALE DO ITAJAÍ, GRANDE FLORIANÓPOLIS, PLANALTO SUL e LITORAL SUL nas próximas 2h. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 18/05 22h17min – Pancadas de chuva moderada a forte por alguns momentos no Vale do Itajaí nas próximas 2h. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 18/05 21:30 – PANCADAS DE CHUVA MODERADA a isoladamente FORTE no OESTE, MEIO OESTE, VALE DO ITAJAI, LITORAL SUL, PLANALTO SUL E NORTE nas próximas 2h. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 18/05 21:20 – Rajadas de vento de 60 a 70km/h no Oeste e Meio Oeste nas próximas 2h. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 18/05 21:05 – PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA MODERADA A FORTE no PLANALTO SUL, LITORAL SUL E GRD FPOLIS nas próximas 2h. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ALERTA VIA SMS 18/05 20:50 – GRANIZO isolado para MATOS COSTA, CALMON e CAÇADOR na próxima hora. Tempestade próxima. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ALERTA VIA SMS 18/05 19:54 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES E RISCO DE ALAGAMENTOS PONTUAIS no OESTE, MEIO-OESTE e PLANALTO SUL nas proximas 2 h. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

 ALERTA VIA SMS 18/05 19:14 – GRANIZO isolado para o OESTE, MEIO-OESTE e PLANALTO SUL. Tempestade proxima. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ALERTA  VIA SMS 18/05 18:27 – PANCADAS DE CHUVA com risco de ALAGAMENTOS PONTUAIS para sua região, nas próximas 2hs. Procure abrigo. Ocorrências ligue 199 ou 193.

AVISO 18/05/2018 – 16:54 – Pancadas de chuva com raios no Oeste , Meio Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte,  Litoral Norte e Grande Florianópolis, risco de granizo isolado no Planalto Norte e Litoral Norte , nas próximas 2h (Epagri/Ciram).

 ATENCAO SMS 18/05 16:23 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES E RAIOS nas proximas 2 horas.  Ocorrencias ligue 199 ou 193.

 ATENÇÃO 18/05/2018 – 15:17 – Pancadas de chuva com raios no Oeste , Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, risco de granizo isolado no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte , nas próximas 2h (Epagri/Ciram).

 AVISO SMS 18/05 14:53 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES E RAIOS entre as regiões MEIO OESTE e ALTO VALE DO ITAJAÍ, (proximidades de Santa Terezinha, Ponte Alta do Norte,Taió, Mirim Doce) na próxima hora. RISCO DE TEMPORAIS. Ocorrências ligue 199 ou 193.

 ATENÇÃO SMS 18/05 14:25 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES E RAIOS nas regiões PLANALTO SUL, LITORAL SUL, ALTO VALE DO ITAJAÍ, e áreas da GRANDE FLORIANÓPOLIS, PLANALTO NORTE E LITORAL NORTE de SC, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

 ATENCAO SMS 18/05 13:24 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES E RAIOS nas regiões OESTE, MEIO OESTE, PLANALTO SUL, LITORAL SUL E PLANALTO NORTE, nas proximas 2 horas.  Ocorrencias ligue 199 ou 193.

 ALERTA SMS 18/05 13:31 – GRANIZO para o Oeste e Meio Oeste (proximidades com o RS). Tempestade proxima. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ATENCAO SMS 18/05 13:24 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES E RAIOS para o Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Planalto Norte nas proximas 2 horas.  Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ATENCAO – 18/05 10h50min – Chuvas intensas para o OESTE, MEIO OESTE, PLANALTO SUL, LITORAL SUL nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 18/05/2018 – 09h55min – Pancadas de chuva com raios no OESTE, MEIO OESTE, PLANALTO SUL, LITORAL SUL, e áreas do ALTO VALE DO ITAJAÍ e da GRANDE FLORIANÓPOLIS, nas próximas 2 horas.

ATENÇÃO 18/05/2018 – 08h05min – Pancadas de chuva com raios no Oeste , Meio Oeste,Planalto Sul e Litoral Sul, nas próximas 2h (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 18/05/2018 – 06h55min – Pancadas de chuva com raios no Planalto Sul e Litoral Sul na divisa com o RS, nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram)