OBSERVAÇÃO E PREVISÃO PARA SANTA CATARINA 05/01/2017

 nowcasting

ATENÇÃO – 05/01/2017 – 23h50min – Pancadas de chuva e descarga elétrica no Planalto Norte e Litoral Norte, especialmente nas aréas de divisa com o Paraná nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

——————————————————————————————–

Observação 2

OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC- EPAGRI/CIRAM

 (Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

————————————————————————————————

  

Quinta-feira (05/01):

Tempo: Tempo instável com pancadas de chuva e descarga elétrica em SC. No Oeste, chuva desde o período da manhã. Permanece o risco de temporal localizado para todas as regiões (chuva mais intensa com rajadas de vento acima de 60km/h, e pequena chance de granizo).

Temperatura: bem elevada, especialmente na Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí.


Vento: noroeste passando a sul, moderado, com rajadas mais intensas associadas a temporais e no Litoral.


Sistema: frente fria desloca-se no litoral de SC.

————————————————————————————
Sexta-feira (06/01):

Tempo: Permanece com muitas nuvens em SC e aberturas de sol em alguns períodos. Pancadas de chuva com trovoada podem ocorrer a qualquer hora do dia, especialmente nos períodos da tarde e noite, por causa do calor, sendo mais favoráveis para as regiões do oeste e norte do Estado.


Temperatura: máxima em torno de 30°C.


Vento: Sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral.


Sistema: baixas pressões influenciando o oeste e o norte de SC.

————————————————————————————
 

 

Sábado (07/01):


Tempo: mais fechado e com chuva na Grande Florianópolis e norte de SC, sendo mais intensa na Grande Florianópolis e Litoral Norte, devido ao predomínio de uma baixa pressão entre o litoral de SP e de SC. Do oeste ao sul do Estado, sol com pancadas de chuva entre a tarde e noite.


Temperatura: em elevação.


Vento: Nordeste, do Oeste ao Planalto. Sul a sudeste, e com rajadas mais intensas, no Litoral.

————————————————————————————
Domingo e segunda-feira (08 e 09/01):

Tempo: O sol aparece mais em todo o Estado, principalmente no período da manhã, com o afastamento da baixa pressão do litoral para o oceano. À tarde e noite, pancadas de chuva com trovoada em todas as regiões.


Temperatura: elevada.


Vento: Nordeste a noroeste, fraco a moderado.

————————————————————————————
 


TENDÊNCIA de 10 a 19/01 de 2017

Permanece a condição de calor e pancadas de chuva de verão, durante a tarde e noite, na maior parte dos dias. Especialmente nos dias 13-14 e 16-17, as pancadas de chuva devem ser mais intensas e generalizadas no Estado, devido à passagem de frentes frias no litoral.

 Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.
 

Laura Rodrigues / Clovis Corrêa – Meteorologistas
 

————————————————————————————

 

 Recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade! 

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens. 

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 ————————————————————————————————

  

 Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 

 

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO – 05/01/2017 – 13h34min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descarga elétrica no Oeste e nas proximidades de Monte Castelo.(Epagri/Ciram).

ATENÇÃO – 05/01/2017 – 15h08min –  Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com raios e temporais isolados em todas as regiões de SC. (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO 05/01/2017 – 21h29min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descarga elétrica no Planalto Norte e Litoral Norte. (Epagri/Ciram).