OBSERVAÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 07.01.2017

 

nowcasting

 

OBSERVAÇÃO 07/01/2017 – 23h24min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, principalmente nos municípios de divisa com o RS. (Epagri/Ciram)

 ————————————————————————————————

Observação 2

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA – ACUMULADO SIGNIFICATIVO DE CHUVA NO LITORAL

 

Inicio: 12h00min de 08/01/2017

Fim: 23h59min de 08/01/2017

Região: Litoral de SC.

Previsão: Pancadas de chuva, moderada a forte em alguns momentos.

Acumulado: 50mm em média, com pontuais de 70mm.

Sistema: frente fria e sistema de baixa pressão no oceano, Litoral de SC. 

 

Marilene de Lima –  Meteorologista EPAGRI/CIRAM 

 ————————————————————————————————

 

Recomendações da Defesa Civil SC:

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

 ————————————————————————————————

 Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

 ————————————————————————————————

 Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 ————————————————————————————————

 

OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

 

Sábado (07/01) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – RAIOS – ACOMPANHAR MONITORAMENTO! 

Tempo: Variação de nuvens com aberturas de sol pela manhã em boa parte de SC. Na Grande Florianópolis e Litoral Norte mais nebulosidade e chuva fraca por alguns momentos no período da manhã. Durante a tarde e noite, a nebulosidade aumenta com pancadas de chuva e trovoada isolada em todas as regiões, especialmente nas áreas de divisa com o Paraná. 

Temperatura: em elevação, principalmente no Oeste e Sul do Estado. 

Vento: de sudeste fraco a moderado, com variações de nordeste no Oeste e Meio oeste, e com variações de leste do Planalto ao Litoral com rajadas mais intensas. 

Sistema: baixa pressão no oceano, entre o litoral de SC e de SP. A frente fria se afasta de SC, para nordeste.

 ————————————————————————————————

  

Domingo (08/01) – OBSERVAÇÃO PARA CHUVA VOLUMOSA – PANCADAS DE CHUVA – RAIOS – ACOMPANHAR BOLETINS! 

Tempo: Sol entre nuvens em SC, com pancadas de chuva e trovoada isolada à tarde e noite, em todas as regiões. Especialmente no Litoral de SC, condição de chuva mais intensa, devido ao predomínio de uma baixa pressão no mar, entre o litoral de SP e de SC. 

Temperatura: em elevação. 

Vento: de norte e noroeste no Oeste e Meio Oeste e de leste passando a nordeste no Planalto e litoral, com intensidade fraca a moderada. 

Sistema: baixa pressão no oceano, entre o litoral de SC e de SP.

  ————————————————————————————————

 

 Segunda-feira (09/01) – ACOMPANHAR BOLETINS! 

Tempo: No início da manhã mais nuvens e chuva fraca no Oeste. Nas demais regiões aberturas de sol. Entre a tarde e noite pancadas isoladas de chuva devido ao afastamento da baixa pressão para leste de SC em direção ao mar. 

Temperatura: elevada. 

Vento: Noroeste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral. 

 ————————————————————————————————

 

Terça-feira (10/01) – ACOMPANHAR BOLETINS! 

Tempo: Aberturas de sol, com mais nuvens no início da manhã, especialmente no Oeste pode ocorrer chuva isolada sobre todo no Oeste. Durante a tarde pancadas isoladas de chuva em todas as regiões, devido ao avanço rápido de uma frente fria pelo litoral de SC. 

Temperatura: alta. 

Vento: Nordeste, com variações de sudeste, fraco a moderado.

 ————————————————————————————————

 

 Quarta-feira (11/01) – ACOMPANHAR BOLETINS! 

Tempo: a instabilidade deixada pela frente fria mantém muitas nuvens em SC, com chuva fraca por alguns momentos principalmente no Litoral. 

Temperatura: alta. 

Vento: Nordeste, com variações de sudeste, fraco a moderado.

  ————————————————————————————————

 

TENDÊNCIA de 12 a 21/01 de 2017 

A chuva diminui em SC, na maior parte dos dias desse período. Pancadas de chuva típicas de verão ocorrem com menos frequência e menor intensidade. Entre os dias 14 e 15, uma frente fria passa por SC provocando chuva, mais significativa na maior parte de SC. 

 

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

 ————————————————————————————————

  

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 

AVISOS ANTERIORES:

OBSERVAÇÃO 07/01/2017 – 21h26min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul e Alto Vale do Itajaí. (Epagri/Ciram) 

OBSERVAÇÃO 07/01/2017 – 19h21min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte de SC. (Epagri/Ciram) 

OBSERVAÇÃO 07/01/2017 – 17h33min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste, Planaltos Norte e Sul de SC. (Epagri/Ciram) 

ATENÇÃO 07/01/2017 – 16h10min – Na próxima hora, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Planalto Sul (Norte de Lages). (Epagri/Ciram)

 OBSERVAÇÃO 07/01/2017 – 14h45min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Meio Oeste de SC. (Epagri/Ciram)