OBSERVAÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 10.01.2017

nowcasting

OBSERVAÇÃO 10/01/2017 – 22h35min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Litoral Norte de SC. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 10/01/2017 – 20h40min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva moderada a forte com raios no Vale do Itajaí e Litoral Norte de SC. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO

OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Terça-feira (10/01) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – RAIOS – RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS (CHUVA INTENSA EM CURTO TEMPO – RAJADAS  DE VENTO) – GRANIZO – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: Manhã com presença de sol na maior parte de SC, com mais nuvens e pancadas de chuva em áreas próximas ao RS do Planalto Sul e Litoral Sul. No decorrer da tarde as áreas de instabilidade de estendem a todas as regiões de SC, causando pancadas de chuva, risco de temporais, descargas elétricas (raios), granizo e rajadas de vento, devido ao avanço da frente fria.

Temperatura: alta.

Vento: Noroeste passando a sudoeste do Oeste ao Litoral Sul e com variações de nordeste nas demais regiões. A intensidade do vento varia de fraca a moderada com rajadas associadas a temporais.

Sistema: Sistema de baixa pressão no RS e avanço de frente fria pelo litoral do RS e de SC.

————————————————————————————————

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

————————————————————————————————

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

————————————————————————————————

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

————————————————————————————————

Quarta-feira (11/01) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: abertura de sol no decorrer do dia na maior parte de SC, com chuva no início da manhã no Litoral e entre a tarde e noite em todas as regiões.

Temperatura: elevada, porem um pouco menos que no dia anterior.

Vento: sudoeste passando a sudeste, fraco a moderado com rajadas no litoral.

————————————————————————————————

Quinta e sexta-feira (12 e 13/01)

Tempo: presença de sol no decorrer do dia com mais nuvens e chuva no início e fim do dia, sobretudo do Planalto ao Litoral. Diminui a possibilidade de temporais, sendo maior para a tarde de sexta-feira nas áreas de divisa com o PR.

Temperatura: elevada.

Vento: sudeste passando a nordeste na sexta-feira, fraco a moderado.

————————————————————————————————

Sábado (14/01) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: sol e calor com pancadas de chuva entre a tarde e noite, em todas as regiões de SC.

Temperatura: alta.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 15 a 24/01 de 2017

Chuva frequente durante o período, típicas de verão ocorrendo entre a tarde e noite, e mais intensa devido a uma frente fria entre os dias 16 e 17. As temperaturas estarão elevadas.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

AVISO 10/01/2017 – 18h25min – Pancadas de chuva com descarga elétrica no Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grande Fpolis nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO 10/01/2017 – 17h06min – Pancadas de chuva com descarga elétrica no Planalto Norte e Grande Fpolis nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

AVISO – 10/01/2017 – 15h08min – Nas próximas 2 horas, risco de chuva moderada a forte com descarga elétrica no Planalto Norte de SC. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO – 10/01/2017 – 13h24min – Nas próximas 2 horas, chuva moderada a forte com descarga elétrica no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 10/01/2017 – 09h50min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas no Extremo Oeste e Oeste de SC (nas proximidades de divisa com RS). (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 10/01/2017 – 08h28min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Planalto Sul de SC.  (Epagri/Ciram)