PREVISÃO DO TEMPO (12/12/2019) – 05:00h

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (12/12)

Dia começará com Sol e poucas nuvens, porém a passagem de uma Frente Fria pelo oceano combinada o calor favorecerá a formação de áreas de instabilidade e a previsão de pancadas de chuva isoladas a partir da tarde. Há chance de temporais (chuva forte, raios, granizo e vendaval) isolados. Porém, essa chuva será mal distribuída e várias cidades passarão sem o registro de chuva. Temperaturas em elevação ao longo do dia com máximas de 28°C a 37°C e destaque para os maiores valores no litoral, Vale do Itajaí e Extremo Oeste. Ventos de nordeste/noroeste passando a quadrante sul a partir da noite com fraca a moderada intensidade com rajadas ocasionais, principalmente no litoral (até 70 km/h).

mapa 20191212 logos 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (13/12)

Circulação marítima favorecerá a previsão de chuva isolada a partir do final da manhã dos Planaltos até o litoral. Áreas de instabilidade a partir da tarde favorecerão pancadas de chuva isoladas no Planalto Norte, Meio Oeste e Oeste. Temperaturas baixas no início da manhã no Planalto Sul e entre o Meio Oeste e Planalto Norte (mínimas de 13°C) e amenas nas demais áreas (16°C a 23°C). Ao longo do dia as temperaturas subirão com máximas de 27°C a 36°C, principalmente no Oeste e ao norte do Planalto Norte. No Ventos de sudoeste/sudeste passando a leste/nordeste com fraca a moderada intensidade com rajadas ocasionais, principalmente no litoral de Florianópolis até o Litoral Norte (até 60 km/h).

 mapa 20191213 logos

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (14/12)

Atuação de áreas de instabilidade a partir da tarde na divisa de SC com o RS favorecerá a previsão de pancadas de chuva isoladas que se espalharão para áreas do Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis a partir da noite. Há chance de temporais isolados. Temperaturas mais baixas no início da manhã nos Planaltos (mínimas de 10°C a 14°C) e amenas nas demais áreas (17°C a 22°C). Rápida elevação das temperaturas ao longo do dia, com máximas de 27°C a 35°C e destaque para os maiores valores na porção oeste, Litoral Sul e norte do Planalto Norte. Ventos de leste/nordeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, principalmente na faixa litorânea do Litoral Sul (até 50 km/h).

 mapa 20191214 logos

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

  Domingo (15) com aproximação de uma Frente Fria e segunda-feira (16) com atuação deste sistema favorecerá a previsão de pancadas de chuva em todo estado com temporais isolados a partir da noite de domingo e que se espalharão para as demais áreas ao longo da segunda-feira.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (12/12)

Quinta-feira (12) com ventos de nordeste/noroeste passando a quadrante sul a partir da noite com fraca a moderada intensidade com rajadas ocasionais, principalmente no litoral (até 70 km/h).

Ondas com direção leste/nordeste no Litoral Sul com altura de 1,5 m. Nas demais áreas, ondas com direção sudeste/leste com altura de até 1,0 m.

Legenda Boletim 05h