PREVISÃO DO TEMPO (23/01/2020) – 05:00h

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (23/01)

Dia com muitas nuvens e chuva dos Planaltos até o litoral devido ao transporte de umidade realizado pelos ventos oriundos do ciclone (em formação) e da alta pressão. Há chance de chuva com moderada a localmente forte intensidade, com acumulados significativos no litoral. Grd. Florianópolis, Baixo e Médio Vale. Na porção oeste a atuação de áreas de instabilidade favorecerão chuva bem isolada à tarde, porém muitas cidades deverão ficar sem o registro da mesma. As temperaturas não deverão aumentar tanto no estado, com máximas próximas aos 28°C no Oeste e Extremo Oeste, de 18°C a 26°C do Meio Oeste ao litoral e próximas aos 18°C nos topos de Serras. Ventos de leste/sudeste no centro-leste e de nordeste na porção oeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, principalmente no litoral, Baixo e Médio Vale (até 65 km/h).

mapa 20200123

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (24/01)

Seguirá o transporte de umidade do oceano em direção a faixa leste do estado devido aos ventos vindos do ciclone (que estará em alto-mar e com deslocamento para sudeste), o que favorecerá a previsão de chuva a qualquer hora do dia no litoral, Baixo e Médio Vale. Nas demais áreas o dia será de Sol com algumas nuvens. Amanhecer com temperaturas baixas do Extremo Oeste até o Alto Vale (mínimas de 10°C a 14°C e ainda menores nas serras – em torno de 7°C) e um pouco maiores na faixa leste (17°C a 22°C). Ao longo do dia as temperaturas subirão, com máximas de 27°C a 31°C do Extremo Oeste ao Litoral Norte, Grd. Florianópolis e em torno de 25°C no Litoral Sul e parte do Planalto Sul. Ventos de sul/sudeste na faixa leste e de nordeste no centro-oeste do estado, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, principalmente na faixa costeira do Litoral Norte e de parte da Grd. Florianópolis (até 60 km/h).

mapa 20200124

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (25/01)

Atuação da alta pressão favorecerá dia com tempo mais estável, assim, a previsão é de predomínio de céu aberto a com poucas nuvens. Amanhecer com temperaturas baixas do Extremo Oeste até a região serrana da Grd. Florianópolis (mínimas de 11°C a 15°C e nos topos de Serras ainda mais baixas –  em torno de 5°C) e um pouco mais altas (17°C a 22°C) no litoral e Vale do Itajaí. Ao longo do dia as temperaturas subirão em todo estado, com máximas de 27°C a 36°C. Destaque para os maiores valores (em torno de 36°C) no Médio Vale e Extremo Oeste. Ventos de sudoeste passando a nordeste na porção leste e de nordeste/norte na porção oeste, de fraca a moderada intensidade e rajadas bem isoladas na faixa costeira do Litoral Norte (até 55 km/h).

mapa 20200125

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Domingo (26): alta pressão favorecerá predomínio de sol a poucas nuvens no estado. Segunda-feira (27): passagem de uma Frente fria pelo oceano combinada com o calor favorecerá a previsão de pancadas de chuva isoladas a partir da tarde em localidades do Extremo Oeste, Planalto Sul e litoral. As temperaturas seguirão altas à tarde com máximas acima dos 29°C, podendo alcançar os 38°C no Litoral Sul, Extremo Oeste, Oeste e localidades do Vale.

 

 CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (23/01)

Quinta-feira (23) com ventos de leste/sudeste no centro-leste e de nordeste na porção oeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, principalmente no litoral, Baixo e Médio Vale (até 65 km/h).

Ondas com direção leste/sudeste em todo litoral catarinense, altura de 2,0 m a 2,5 m com picos de até 3,0 m no Litoral Sul e Grd. Florianópolis e de 2,0 m com picos de 2,5 m no Litoral Norte.

 

Legenda Boletim 05h