PREVISÃO DO TEMPO (30/01/2020) – 05:00h

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (30/01)

Áreas de instabilidade formadas pela formação de uma Baixa pressão manterão às condições de pancadas de chuva com temporais (chuva de moderada a forte intensidade, com raios, vendaval e eventual queda de granizo) isolados na porção centro-oeste ao longo do dia. Na faixa leste, a circulação marítima combinada com o calor favorecerá chuva isolada com temporais ainda mais isolados a partir da tarde. Ao longo do dia as temperaturas subirão na faixa leste (máximas de 26°C a 31°C no Litoral Sul, Planalto Norte, Alto Vale e de 31°C a 37°C no restante do litoral) e mais amenas na porção centro-oeste (máximas de 20°C a 25°C). Ventos de noroeste a nordeste com fraca a moderada intensidade e rajadas isoladas, principalmente em localidades da porção oeste (até 60 km/h).

mapa 20200130

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (31/01)

Passagem de uma Frente fria oceânica combinada com o fluxo de umidade favorecerá a previsão de pancadas de chuva desde a manhã na porção oeste do estado, com chance de temporais isolados. Já na porção leste a chuva com temporais deverão ocorrer de forma bem isolada a partir da tarde. Amanhecer com temperaturas amenas a altas no estado (mínimas de 17°C a 24°C). Ao longo do dia as temperaturas subirão em todo estado, com máximas de 26°C a 31°C na porção oeste, Planaltos, Litoral Sul e em torno de 33°C nas demais áreas. Ventos de leste na porção leste e de norte/noroeste na porção centro-oeste do estado, com fraca a moderada intensidade e rajadas isoladas (até 45 km/h).

mapa 20200131

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (01/02)

Atuação da alta pressão em todo estado favorecerá a circulação marítima na porção leste, que combinada com o calor ocasionarão pancadas de chuva isoladas na parte da tarde. No norte do Planalto Norte e porção oeste do estado a atuação de áreas de instabilidade ocasionarão chuva bem isolada à tarde. Amanhecer com temperaturas amenas em boa parte do estado (mínimas de 15°C a 19°C, com topos de Serras em torno de 11°C) e um pouco mais altas no litoral (de 21°C a 24°C). Ao longo do dia as temperaturas subirão em todo estado, com máximas de 26°C a 31°C no Oeste, Meio Oeste, Planaltos e Litoral Sul, de 32°C a 37°C no Extremo Oeste, Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis e Litoral Norte. Ventos de sudeste/leste no centro-leste e de norte na porção oeste com fraca a moderada intensidade e rajadas bem isoladas.

mapa 20200201

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Domingo (02) e segunda-feira (03) com atuação da alta pressão no estado, o que favorecerá a circulação marítima na faixa leste. Com isto, dias de sol com nuvens e chance de chuva fraca e isolada na faixa leste. Na porção oeste o calor favorecerá a atuação de áreas de instabilidade que ocasionarão pancadas de chuva isoladas à tarde de forma mal distribuída. Temperaturas em elevação com máximas de 26°C a 30°C no centro-leste e de 30°C a 35°C na porção oeste.

 

 CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (30/01)

Quinta-feira (30) com ventos de noroeste a nordeste com fraca a moderada intensidade e rajadas isoladas, principalmente em localidades da porção oeste (até 60 km/h).

Ondas com direção sudeste em todo litoral, altura de até 1,0 m no Litoral Sul e Grd. Florianópolis e de 0,5 m a 1,0 m no Litoral Norte.

 

Legenda Boletim 05h