PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (07/01) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA  (07/01)

Na sexta-feira (07) um sistema de alta pressão no mar favorece a circulação marítima em direção ao litoral, Vale do Itajaí e áreas próximas, o que favorece um dia com variação de nuvens (com aberturas em que o sol aparece) com chuva isolada. Nas demais regiões, dia de sol com algumas nuvens. Por conta do calor, há chance de pancadas de chuvas bem isoladas, irregulares e mal distribuídas em localidades da porção oeste (perto da divisa com o PR). O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 33°C no Oeste, variam de 25°C a 29°C no Meio Oeste e de 20°C a 25°C no restante do estado. Ventos de sudeste a leste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

PREVISÃO PARA SÁBADO  (08/01)

No sábado (08) a circulação marítima favorece um dia com sol a variação de nuvens e chance de chuva isolada no litoral e localidades do Vale do Itajaí. Demais regiões dia com sol a poucas nuvens. No Extremo Oeste, a partir do meio/final da tarde, há chance de pancadas de chuvas (que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados) por conta do calor e áreas de baixa pressão em médios e altos níveis da atmosfera. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências relacionadas às chuvas. Amanhecer com temperaturas baixas no Planalto Sul, em torno de 7°C, e, pontualmente, pode ser ainda menor. No Meio Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis Serrana variam de 8°C a 15°C e nas demais regiões de 15°C a 20°C. À tarde, as máximas variam de 31°C a 35°C no Oeste, de 26°C a 32°C no Meio Oeste e de 21°C a 26°C nas demais regiões. Ventos de sudeste a leste no estado e passa para nordeste na porção oeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

PREVISÃO PARA DOMINGO  (09/01)

No domingo (09) a circulação marítima ainda atua e favorece um dia com variação de nuvens e chuva isolada no litoral e Vale do Itajaí. Na porção oeste a combinação do aquecimento diurno com o deslocamento de áreas de baixa pressão em médios e altos níveis da atmosfera favorece pancadas de chuvas (que podem vir acompanhadas de temporais isolados) no decorrer do dia. Nos Planaltos, dia com sol e algumas nuvens. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas relacionadas às chuvas. Amanhecer com temperaturas baixas no Planalto Sul, perto dos 6°C, e, pontualmente, pode ser ainda menor. Varia de 8°C a 16°C no Meio Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis Serrana e de 16°C a 20°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 30°C a 34°C no Oeste, de 26°C a 31°C no Meio Oeste, de 21°C a 27°C nas demais regiões. Ventos de leste no centro-leste e de leste a nordeste na porção oeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (10) e terça-feira (11) a circulação marítima ainda seguirá atuando e favorecendo variação de nuvens e chuva no leste do estado. Na segunda, os acumulados de chuva podem ser altos entre o Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí. Nas demais regiões, nestes dias, há chance de pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais isolados a partir da tarde.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (07/01)

Sexta-feira (07) com ventos de sudeste a leste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

Ondas com direção sudeste em todo litoral catarinense. Altura de 1,5 m a 2,0 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,5 m nas demais áreas litorâneas.