PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (07/12) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA  (07/12)

O tempo permanece estável e com predomínio de sol  no Oeste catarinense. Dos Planaltos ao Litoral, presença de muitas nuvens e chance de chuva fraca e isolada por alguns momentos, devido à circulação marítima. A temperatura volta a ficar mais alta no Oeste com máximas chegando aos 31°C. No Litoral e áreas próximas o vento e a cobertura de nuvens dificultam o aquecimento e as máximas variam entre 20 e 24°C. Vento de sudeste a leste no Litoral e predominante de nordeste nas demais regiões, com intensidade fraca a moderada. O risco é baixo para ocorrências associadas às condições do tempo.

 

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA  (08/12)

Tempo firme, com sol e poucas nuvens no oeste do estado.  No  Litoral e áreas próximas se mantém a variação de nuvens, ainda por influência da circulação marítima. No amanhecer, sensação de frio, com temperaturas mínimas abaixo de 5°C nas áreas mais elevadas do Planalto Sul e entre de 7 a 10°C no Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Meio Oeste. No Oeste as mínimas variam de 10 a 14°C e no Litoral entre 13 e 18°C. À tarde as máximas no Extremo Oeste se aproximam dos 31°C e variam de 28°C a 30°C entre o Oeste e o Meio-Oeste. Nos Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral oscilam entre 24°C e 26°C. O vento varia entre sudeste e leste no estado. Não há risco para ocorrências associadas às condições do tempo.

 

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA  (09/12)

A circulação marítima volta a ganhar força no Litoral de SC, favorecendo a ocorrência de chuva ocasional. No interior do estado, uma massa de ar seco mantém o tempo firme e com predomínio de sol.  As temperaturas mínimas continuam baixas no amanhecer, ficando abaixo dos 5°C na Serra e entre 7 e 10°C no Planalto Norte e Meio-Oeste. Nas demais regiões as mínimas variam entre 13 e 15°C. À tarde as máximas se aproximam dos 33°C no Extremo Oeste e variam de 23°C a 28°C nas demais regiões. Os ventos passam de nordeste/noroeste para oeste/sudoeste com rajadas moderadas no oeste do estado. 

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre sexta-feira (10) e sábado (11), o giro de um ciclone no mar mantém o deslocamento de umidade para a costa, deixando o Litoral e áreas próximas com a presença de muitas nuvens e condições para chuva ocasional. No interior do estado, tempo estável com predomínio de sol. Nas tardes as temperaturas máximas se mantêm acima dos 30°C.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (07/12)

Nesta terça-feira (07), os ventos variam de sudeste a leste no Litoral e predominam de nordeste nas demais regiões, ambos com intensidade fraca a moderada. 

 

Ondas com direção sudeste/leste em todo litoral catarinense e altura de 1,0 m a 1,5 m e picos espaçados de até 2,0m.