PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (08/11) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (08/11)

Áreas de instabilidade, formadas por um sistema de baixa pressão e intensificadas pelo aquecimento,  avançam do sul do Paraguai para SC, aumentando a nebulosidade e provocando pancadas de chuva com trovoadas, que começam no Oeste na manhã e se estendem até os Planaltos à tarde, quando não se descarta a ocorrência de temporais isolados. No Litoral e áreas próximas, a circulação marítima mantém a condição para variação de nuvens e chuva isolada. As temperaturas máximas se aproximam dos 30°C no Oeste e variam entre 21 e 24°C nas demais regiões. O vento varia de sul a nordeste com fraca intensidade. A agitação marítima diminui no decorrer do dia. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais.

 

 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (09/11)

Um sistema de alta pressão atua em SC, mantendo o tempo estável na maior parte do estado. Apenas no Litoral e áreas próximas a circulação marítima ainda mantém a presença e a variação de nuvens, bem como a condição para chuva ocasional, principalmente nos extremos do dia. As temperaturas mínimas ficam mais baixas se comparadas aos dias anteriores. No Planalto Sul variam entre 7 e 10°C, no Litoral entre 15 e 17°C e nas demais regiões do estado entre 12 e 14°C.  À tarde as máximas superam os 30°C no Oeste e variam entre 23 e 27°C nas demais regiões. Não há risco para ocorrências associadas às condições de tempo em SC.

 

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (10/11)

O sistema de alta pressão mantém o tempo estável no estado com presença de sol em todas as regiões. Apenas no Litoral, a nebulosidade aumenta em alguns momentos, devido à maior disponibilidade de umidade. No amanhecer, faz frio na Serra, com mínimas próximas a 5°C. No Litoral as mínimas ficam entre 13 e 17°C e nas demais regiões do estado entre 12 e 14°C. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 34°C no Oeste e oscilam entre 24 e 26°C nas demais regiões. O vento varia entre sudeste e nordeste com fraca intensidade e com rajadas moderadas. Não há risco para ocorrências associadas às condições de tempo em SC.

 

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre quinta (11) e sexta-feira (12) a circulação marítima volta a ganhar força no Litoral de SC, deixando o céu nublado e com condições para chuva ocasional. No interior do estado, o calor favorece a formação de áreas e instabilidade que provocam pancadas isoladas de chuva com trovoadas entre as tardes e o início das noites. Há risco de temporais isolados em especial do Extremo Oeste ao Meio-Oeste. As temperaturas permanecem mais baixas na Serra, com mínimas abaixo dos 10°C. Nas demais regiões, as mínimas variam entre 13°C e 17°C. Nas tardes faz calor no Oeste, com máximas superando 30°C. No restante do estado as máximas variam entre 22 e 25°C. O vento, fraco a moderado, predomina de nordeste no estado, mas com variações para leste no Litoral.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (08/11)

Segunda-feira (08) vento de sul/sudeste entre o Oeste e o Litoral sul e de sudeste a nordeste da Grande Florianópolis ao norte, ambos com fraca intensidade.

A agitação marítima diminui ao longo do dia, com ondulação de sul/sudeste e picos de ondas de 2,0m pela manhã, passando para 1,0 a 1,5m à tarde entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul.