PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (08/12) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA  (08/12)

Quarta-feira (08) com sol e poucas nuvens na maior parte do estado. A exceção fica para o litoral e áreas próximas, ainda por influência da circulação marítima, com variação de nebulosidade ao longo do dia. Não há risco para ocorrências meteorológicas. No amanhecer a sensação é de frio, com temperaturas abaixo de 5°C nas áreas mais elevadas do Planalto Sul e de 5 a 10°C entre os Planaltos, Alto Vale do Itajaí e Meio Oeste. No oeste registram de 10 a 15°C e nas áreas litorâneas entre 13 e 18°C. Ao longo da tarde as temperaturas sobem rapidamente, atingindo valores de 28 a 31°C na metade oeste e de 24 a 27°C dos planaltos as áreas litorâneas. O vento varia de sudeste a leste, com intensidade fraca a moderada.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA  (09/12)

Na quinta-feira (09) a circulação marítima volta a ganhar força no litoral de Santa Catarina, favorecendo aumento de nebulosidade e chuvas rápidas nestas regiões. Apesar disso, não há condições para acumulados significativos nem risco para ocorrências meteorológicas. Nas demais regiões o sol predomina, associado a atuação de uma massa de ar seco. As mínimas continuam baixas no amanhecer, com valores entre 5 a 10°C entre os Planaltos e Meio Oeste e de 10 a 15°C nas demais regiões do estado. No decorrer da tarde as temperaturas sobem rapidamente, atingindo valores de até 33°C no Oeste. Entre os planaltos e áreas litorâneas marcam de 23 a 28°C. Os ventos sopram de quadrante leste com intensidade fraca. 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA  (10/12)

A circulação marítima volta a ganhar força no Litoral de SC, favorecendo a ocorrência de chuva ocasional. No interior do estado, uma massa de ar seco mantém o tempo firme e com predomínio de sol.  As temperaturas mínimas continuam baixas no amanhecer, ficando abaixo dos 5°C na Serra e entre 7 e 10°C no Planalto Norte e Meio-Oeste. Nas demais regiões as mínimas variam entre 13 e 15°C. À tarde as máximas se aproximam dos 33°C no Extremo Oeste e variam de 23°C a 28°C nas demais regiões. Os ventos passam de nordeste/noroeste para oeste/sudoeste com rajadas moderadas no oeste do estado.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre sábado (11) e domingo (12) o sol predomina, intercalando com períodos de nebulosidade. No período da tarde, especialmente no domingo, há condições para pancadas isoladas de chuva, devido a instabilidades em níveis médios da atmosfera.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (08/12)

Quarta-feira (08) com ventos de leste/sudeste.

Ondas com direção leste e altura de 1,5 a 2,0 m entre o Litoral Norte e Grd. Florianópolis e de 1,0 m a 1,5 m no Litoral Sul.