PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (10/12) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA  (10/12)

O dia começa com mais nuvens e nevoeiros no Litoral e áreas próximas ainda por influência da circulação marítima, que perde força no decorrer da manhã favorecendo maior presença de sol no restante do dia. Nas demais regiões do estado o sol predomina desde o início do dia. A temperatura fica mais alta no Oeste, com máximas chegando aos 35°C. Nas demais regiões variam entre 26 e 30°C. Vento de sudoeste a sudeste no Litoral e predominante de nordeste nas demais regiões, com intensidade fraca a moderada. Não há risco para ocorrências associadas às condições do tempo.

 

 

PREVISÃO PARA SÁBADO  (11/12)

Presença de sol e poucas nuvens no estado na maior parte do dia. Entre a tarde e a noite, o calor e a disponibilidade de umidade favorecem a chance de pancadas muito isoladas de chuva com trovoadas de Florianópolis ao sul do estado. As temperaturas se elevam um pouco mais no amanhecer, mas ainda ficam abaixo dos 10°C nas áreas mais altas do Planalto Sul. Na Grande Florianópolis Serrana, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Meio-Oeste as mínimas variam entre 12 e 15°C e nas demais regiões oscilam entre 16 e 18°C. À tarde faz calor em todas as regiões, com máximas em torno dos 30°C. Vento com direção variável e fraca intensidade no estado, porém com rajadas moderadas a partir da tarde no Litoral. O risco é baixo para ocorrências associadas às trovoadas

 

 

PREVISÃO PARA DOMINGO  (12/12)

O sol aparece entre nuvens em todas as regiões de SC. A partir do final da manhã, o calor associado à disponibilidade de umidade e a instabilidade em médios níveis da atmosfera, favorece condições para pancadas isoladas de chuva com trovoadas em todas as regiões. Não se descarta o risco de temporais isolados, principalmente entre os Planaltos e Litoral. As temperaturas mínimas variam entre 12 e 14°C na Serra e entre 17 e 21°C nas demais regiões. À tarde ainda faz calor na maioria das regiões, com  máximas se aproximando dos 30°C. Apenas no Planalto Sul a temperatura não se eleva muito e a máxima varia entre 21 e 24°C. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais.

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A próxima semana começa com tempo mais úmido em SC, com a formação de um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil. A condição para chuva começa na tarde da segunda-feira (13), de forma isolada e com trovoadas e se estende pela terça-feira (14), ainda na forma de pancadas isoladas acompanhadas por trovoadas e com risco para temporais. Nas tardes as temperaturas máximas se mantêm próximas ou acima dos 30°C, com sensação de ar abafado. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas às condições do tempo.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (10/12)

Nesta sexta-feira (10), vento de sudoeste a sudeste no Litoral e predominante de nordeste nas demais regiões, com intensidade fraca a moderada. 

 

Ondas com direção sudeste/leste em todo litoral catarinense e altura de 0,5 a 1,0m no Litoral Norte e entre 1,0 e 1,5m na Grande Florianópolis e no Litoral Sul.