PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (17/05) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (17/05)

A terça-feira (17) começa com chance de geada em SC, que se dissipam pela manhã. A atuação de uma massa de ar frio, de origem polar, deixa as temperaturas baixas. À tarde, as máximas variam de 9°C a 13°C no Grande Oeste, Planaltos, Grd. Fpolis. Serrana, 15°C no Alto Vale do Itajaí e não passam dos 18°C no litoral. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas ao frio intenso. A sensação de frio aumenta por conta da atuação de um ciclone subtropical na costa do Sul do país, que ocasiona rajadas de ventos de forte intensidade (50 a 80 km/h e, pontualmente, pode chegar/ultrapassar os 100 km/h) no centro-leste catarinense. O risco é moderado a muito alto para ocorrências associadas aos ventos. Ainda, devido a umidade deslocada pelo ciclone, há chance de chuva isolada, a partir da noite, em localidades do Grande Oeste ao Litoral Sul. Por conta das baixas temperaturas, não se descarta a chance de chuva congelada, neve em áreas dos Planaltos, Meio Oeste.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (18/05)

Quarta-feira (18) com chuva isolada em localidades do Oeste a Grd. Florianópolis e chance de precipitação invernal (chuva congelada, neve) em cidades do Meio Oeste, Serra entre a madrugada e manhã. Entre o Planalto e o Litoral Sul o risco é moderado para ocorrências relacionadas à chuva. Isto se deve pela atuação combinada de uma massa de ar frio, de origem polar, com a passagem de um ciclone subtropical pela costa de SC. A massa de ar frio mantém as temperaturas baixas. Mínimas de 0°C a 5°C nos Planaltos, Meio Oeste (podendo ocorrer registros negativos), 5°C a 9°C no Oeste, Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana, parte do Litoral Sul, 8°C a 13°C nas demais áreas. Máximas variam de 7°C a 12°C nos Planaltos, Grd. Oeste, Alto Vale, de 15°C a 18°C nas demais áreas. Risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas ao frio intenso. A sensação de frio aumenta por conta dos fortes ventos/rajadas vindos do ciclone. O vento médio varia de 40 a 60 km/h no centro-leste de SC e as rajadas de 60 a 80 km/h. Pontualmente, no Planalto e Litoral Sul, Grd. Florianópolis e áreas próximas às rajadas podem chegar/ultrapassar os 100 km/h. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas aos ventos.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (19/05)

Na quinta-feira (19) segue a atuação de uma massa de ar frio, de origem polar, e o afastamento do ciclone subtropical de SC. O dia começa com chance de geada em localidades dos Planaltos, Meio Oeste. Ainda há chance de chuva isolada em localidades do Litoral Sul. Nas demais áreas, sol com algumas nuvens. Amanhecer com temperaturas baixas, de 3°C a 8°C no Grande Oeste, Planaltos, Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana (com chance de registros negativos), de 9°C a 15°C nas demais áreas. À tarde, as máximas não passam dos 10°C na Serra, Meio Oeste, variam de 11°C a 16°C no Oeste, Planalto Norte, Alto Vale e de 16°C a 21°C nas demais regiões. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas ao frio intenso. Ventos de quadrante sudoeste/sul, com moderada intensidade e rajadas de até 75 km/h, principalmente, no litoral e áreas próximas e diminuindo no decorrer do dia. O risco é moderado para ocorrências associadas aos ventos.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na sexta-feira (20) e sábado (21) permanece a atuação da massa de ar frio, deixando os dias com sol e algumas nuvens e mantém a sensação de frio em SC. As mínimas seguem baixas em SC, menores que 5°C nos Planaltos, Grd. Oeste, Alto Vale, de 7°C a 13°C nas demais áreas. Gradualmente, as máximas sobem nestes dias e chegam aos 16°C no Planalto Sul e variam de 17°C a 21°C no restante do estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (17/05)

Terça-feira (17) com rajadas de ventos de forte intensidade (50 a 80 km/h e, pontualmente, pode chegar/ultrapassar os 100 km/h) no centro-leste catarinense. O risco é moderado a muito alto para ocorrências associadas aos ventos

Ondas com direção sudoeste em todo litoral catarinense. Altura das ondas de 1,5 m a 2,0 m, com picos de 2,5 m a 3,0 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis, de 1,5 m (com picos de 2,0 m) no Litoral Norte. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas  à agitação marítima e ressaca. Esta condição pode ser agravada pela maré de sizígia (provocada pela lua cheia) com um risco moderado a localmente alto para alagamentos costeiros.