PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (18/11) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (18/11)

A chuva persiste ao longo desta quinta-feira (18) em Santa Catarina, por conta da passagem de uma frente fria pelo oceano. No centro-leste, são esperados acumulados significativos de precipitação. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas a chuva intensa e volumosa. No amanhecer,  são esperadas temperaturas próximas aos 13°C no Planalto Sul e variando de 15°C a 19°C no restante do estado. Por conta da nebulosidade, os valores não sobem muito durante a tarde, com máximas de 25°C no Oeste e não passando dos 20°C no restante do estado. Ventos de sul/sudeste com intensidade fraca a moderada e com rajadas de até 40 km/h no litoral.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (19/11)

A entrada de um sistema de alta pressão volta a estabilizar o tempo na porção oeste do estado na sexta-feira (19). No centro-leste persiste a nebulosidade, com chance de chuva fraca e isolada ao longo do dia. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas próximas aos 11°C no Planalto Sul, variando de 13°C a 16°C no Oeste e Planalto Norte e de 15°C a 19°C nas demais áreas. Já as máximas variam de 24°C a 27°C na porção oeste e não passam dos 24°C no leste do estado. Ventos sopram de sudeste com intensidade fraca a moderada.

PREVISÃO PARA SÁBADO (20/11)

O sábado (20) deve ser de tempo firme no estado por conta da atuação de um sistema de alta pressão. Ao longo do dia, o sol volta a aparecer no centro-leste o estado, principalmente na parte da tarde. No Litoral Norte, o transporte de  umidade do oceano para o continente favorece a maior presença de nuvens. São esperadas temperaturas mínimas próximas aos 10°C no Planalto Sul, variando de 12°C a 14°C do Oeste aos Planaltos e Alto Vale do Itajaí e de 14°C a 17°C no Litoral. Já as máximas se aproximam dos 30°C na porção oeste e variam entre 20°C e 24°C no centro-leste. Ventos sopram inicialmente de sudeste e ao final do dia giram para leste/nordeste.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (21) e na segunda-feira (22), o sol predomina em todo o estado por conta da atuação de um sistema de alta pressão.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (17/11)

Nesta quinta-feira (18), ventos de sul/sudeste com intensidade fraca a moderada e com rajadas de até 40 km/h no litoral. 

 

Ondas com direção sudeste/sul e altura de 1 a 2 m no litoral catarinense.