PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (19/05) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (19/05)

Durante a quinta-feira (19) a tempestade subtropical Yakecan se afasta da costa de SC em direção ao alto mar, ocasionando a gradativa diminuição dos ventos e das rajadas. Ainda, espera-se ventos com direção sudoeste/sul, com intensidade de 15 a 40 km/h e rajadas entre 50 a 75 km/h no centro-leste catarinense. O risco é moderado a muito alto para ocorrências relacionadas aos ventos. No estado predomina a atuação de uma massa de ar frio, combinada com a um sistema de alta pressão, o que deixa o dia com predomínio de sol a algumas nuvens. O amanhecer será com chance de geada em localidades do Grande Oeste, Planaltos, mas que se dissipam pela manhã. As temperaturas seguem baixas em boa parte de SC, com máximas, à tarde, perto dos 10°C no Planalto Sul, 10°C a 13°C no Grd. Oeste, 20°C no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale, de 15°C a 19°C nas demais áreas. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas ao frio intenso e a onda de frio.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (20/05)

Na sexta-feira (20) a atuação de uma alta pressão combinada a uma massa de ar frio favorece a ocorrência de geada em grande parte de SC, mas que se dissipa pela manhã. Durante o dia com predomínio de sol a poucas nuvens em SC. A sensação de frio permanece, principalmente, à noite, madrugada e amanhecer. Temperaturas mínimas abaixo dos 5°C no Grd. Oeste, Planaltos, Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana. Em áreas da Serra e Meio Oeste há chance de registros negativos. Nas demais áreas de 6°C a 14°C. À tarde, as máximas sobem gradativamente e chegam aos 21°C no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale, 15°C no Planalto Sul e de 16°C a 20°C nas demais áreas. Persiste o risco moderado a alto para ocorrências associadas ao frio intenso e a onda de frio. Ventos de sudoeste/sul, com fraca a moderada intensidade (10 a 35 km/h).

PREVISÃO PARA SÁBADO (21/05)

O sábado (21) permanece com atuação de uma alta pressão combinada a uma massa de ar frio sobre SC. Com isso, o dia começa com chance de geada no Grd. Oeste, Planaltos, mas que se dissipam pela manhã. No decorrer do dia predomina o sol com algumas nuvens. Amanhecer com temperaturas mínimas abaixo dos 5°C na porção central (com chance de registros negativos em localidades da Serra, Meio Oeste), perto dos 6°C no Oeste, 7°C a 13°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 21°C no Litoral Sul e Norte, Grd. Florianópolis, Baixo/Médio Vale, 16°C no Planalto Sul e até 19°C nas demais regiões. Persiste o risco moderado a alto para ocorrências associadas ao frio intenso e a onda de frio. Ventos de sudoeste/sul passando para leste/nordeste, com fraca a moderada intensidade (10 a 35 km/h).

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Domingo (22) com sol e algumas nuvens em SC. Entre a noite de domingo e manhã de segunda-feira (23), por conta de instabilidades em médios e altos níveis, a nebulosidade aumenta e há chance de chuva bem isolada no centro-leste do estado. No decorrer da segunda-feira com sol e algumas nuvens.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (19/05)

O mar segue muito agitado a grosso e chance de ressaca na costa catarinense. Ondas com direção sul em todo litoral de SC. Alturas de 2,0 m a 3,0 m (com picos de 4,0 m) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis, de 1,5 m a 2,0 m (com picos de 2,5 m) no Litoral Norte. Isto combinado com a maré de sizígia (provocada pela lua cheia) favorece condições para alagamentos costeiros. O risco é moderado a muito alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima, ressaca e alto para os alagamentos costeiros.