PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (20/05) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (20/05)

Nesta sexta-feira (20), o ciclone subtropical não mais influencia o tempo em SC. Assim, a massa de ar frio e seco deixa o tempo estável e com pouca nebulosidade em todo o estado, favorecendo a ocorrência de geada ampla entre a madrugada e o amanhecer dos Planaltos ao Alto Vale do Itajaí e Grande Oeste. As mínimas oscilam de 0°C a 5°C entre os Planaltos, Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis Serrana (com valores negativos na Serra e pontos do Meio-Oeste) e entre 6°C e 10°C nas demais regiões. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas ao frio intenso. Durante o dia o sol predomina e as máximas chegam aos 20°C no Extremo Oeste, Baixo Vale e Litoral Norte e variam de 14°C a 19°C nas demais regiões.

PREVISÃO PARA SÁBADO (21/05)

O sábado (21) segue com atuação da massa de ar frio e seco, mantendo o tempo estável e com predomínio do sol em Santa Catarina. O dia começa com geada ampla entre o Meio-Oeste e Planaltos e pontualmente entre o Alto Vale do Itajaí e Grd. Fpolis Serrana. Amanhecer com temperaturas mínimas abaixo dos 5°C entre os Planaltos e Meio-Oeste e entre 5°C e 11°C nas demais regiões. Durante a tarde as temperaturas ficam amenas em todo o estado, oscilando de 20°C a 22°C no Litoral, Vale do Itajaí e Extremo Oeste e de 15°C a 19°C entre os Planaltos, Meio-Oeste e Oeste catarinense. O risco para ocorrências associadas ao frio intenso é baixo a moderado.

PREVISÃO PARA DOMINGO (22/05)

No domingo (22) a massa de ar frio e seco que manteve as temperaturas baixas ao longo de toda a semana começa a se deslocar em direção ao mar, mas ainda mantém o tempo estável e as temperaturas baixas ao amanhecer em todo o estado. Apenas ao final do dia há um aumento de nuvens em áreas do Grande Oeste. As mínimas ainda ficam entre 1°C e 5°C entre os Planaltos e oscilam entre 5°C e 11°C no Grande Oeste, Litoral, Baixo e Médio Vale do Itajaí. Por conta do predomínio do sol as temperaturas sobem durante a tarde, oscilando de 21°C a 23°C entre a Grd. Florianópolis, Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí e de 17°C a 20°C nas demais regiões.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A semana inicia com tempo estável em toda Santa Catarina. A massa de ar frio segue em direção ao alto mar e as temperaturas — tanto ao amanhecer quanto a tarde — seguem em gradativa elevação, apesar de a sensação ainda ser de frio pela manhã. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (20/05)

O afastamento do ciclone subtropical para alto mar favorece uma diminuição da agitação marítima e dos ventos.

Os ventos sopram de sul/sudeste entre os Planaltos e o Litoral e de norte no Grande Oeste até o final do dia com fraca intensidade, não havendo mais riscos para ocorrências associadas

O mar fica agitado até o final da manhã, com ondas oscilando de 2,0 m a 3,0 m — com picos de 3,5 m — entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis e de 1,5 m a 2,5 m no Litoral Norte. O risco para ocorrências associados à agitação marítima e ressaca é moderado. Entre a tarde e à noite a agitação marítima tende a diminuir ao longo de toda a costa catarinense.