PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (21/12) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA  (21/12)

A terça-feira (21) amanhece com tempo estável em Santa Catarina, com sol e poucas nuvens. Por conta da atuação de uma área de baixa pressão e da presença de calor e umidade, há chance de temporais isolados entre a tarde e a noite no estado. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a chuva intensa, raios, queda de granizo e rajadas de vento. Destacam-se novamente as temperaturas altas. As máximas se aproximam dos 40°C na porção oeste e variam de 29°C a 34°C nas demais regiões. Os ventos sopram de norte no litoral e com direção variada no restante do estado.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA  (22/12)

Na quarta-feira (22), com a formação de um ciclone no litoral sul do Brasil, o tempo segue instável em Santa Catarina. Combinado ao calor e umidade, há chance de temporais durante o dia, com risco moderado a alto para ocorrências associadas a chuva intensa, raios, queda de granizo e rajadas de vento. As temperaturas seguem altas, com máximas de até 37°C no Oeste e Vale do Itajaí , variando de 30°C a 35°C entre o Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte e de 26°C a 30°C nas demais regiões.   Os ventos sopram inicialmente de quadrante norte e mudam para sul no decorrer do dia, com rajadas que podem passar dos 50 km/h.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA  (23/12)

Com a entrada de uma massa de ar seco, o tempo volta a estabilizar na quinta-feira (23) em Santa Catarina. O sol predomina em quase todo o estado. No centro-leste, há maior variação de nuvens por conta da circulação marítima. Os ventos sopram de quadrante sul e com rajadas moderadas a fortes no litoral. As temperaturas mínimas variam entre 8 °C e 14°C no Planalto Sul e de 14°C a 19°C nas demais regiões. Já as máximas variam entre 30°C e 35°C na metade leste e de 24°C a 30°C no centro-leste. Há risco moderado a alto para ocorrências associadas a agitação marítima, com ondas de 3,0 a 3,5 m no litoral.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na sexta-feira (24), o tempo se mantém estável em Santa Catarina, com maior variação de nuvens no litoral e proximidades. A partir da tarde de sábado (25), há chance de temporais isolados, especialmente na porção oeste.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (21/12)

Os ventos sopram de norte no litoral e com direção variada no restante do estado. As rajadas podem chegar aos 50 km/h. 

 

Ondas com direção leste/ nordeste em todo litoral. Altura de 1,5 m no Litoral Sul e naGrd. Florianópolis e 1,0 m no Litoral Norte.