PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (23/12) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA  (23/12)

Com a presença de uma massa de ar seco, a previsão é de tempo estável em Santa Catarina nesta quinta-feira (23). No centro-oeste do estado, as temperaturas são altas durante a tarde e a umidade relativa fica abaixo dos 30%. São esperadas máximas de até 33°C na região. Já no centro-leste, variam entre 26°C e 30°C. No Litoral, com atuação de um ciclone extratropical no oceano, os ventos sopram do quadrante sul, com rajadas que podem superar os 60 km/h. Os ventos fortes favorecem mar agitado a muito agitado próximo a costa.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA  (24/12)

Na sexta-feira (24), a atuação da massa de ar seco mantém o tempo estável em grande parte do estado. No Litoral e proximidades, há maior presença de nuvens por conta da circulação marítima. Não se descarta chuva fraca e isolada nestas áreas, principalmente nos extremos do dia.   No centro-oeste,  a umidade relativa volta a ficar abaixo dos 30% na parte da tarde. As temperaturas máximas na região variam entre 30°C e 36°C. Já na metade leste, ficam entre 24°C e 28°C. Os ventos sopram de leste pelo estado, com intensidade fraca.

PREVISÃO PARA SÁBADO  (25/12)

O sábado (25) de Natal amanhece estável em Santa Catarina. De forma geral, o sol predomina no estado. Entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, há maior variação de nuvens. Já entre o Extremo Oeste e o Planalto Norte, uma área de baixa pressão combinada ao calor e umidade provocam pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas a partir da tarde. O risco é baixo para ocorrências relacionadas. O dia também deve ser marcado pelo calor, com máximas que podem chegar aos 38°C no Oeste e que variam de 27°C a 34°C entre Meio-Oeste e o Litoral.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre a tarde de domingo (26) e a segunda-feira (27), a formação de um ciclone extratropical no oceano na altura do Rio Grande do Sul, provoca chuva em Santa Catarina. Por conta da presença de calor e umidade, há chance de temporais, em especial no centro-leste.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (23/12)

Os ventos sopram do quadrante sul e com rajadas que podem passar dos 60 km/h no litoral.

Entre a tarde a noite, a condição é de mar agitado a muito agitado. Ondas com direção sul em todo o litoral. Altura de 2,5 m no Litoral Sul e de até 3,5 m entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima.