PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (29/12) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (29/12)

A terça-feira (29) deve ser marcada pelo tempo instável em todas as regiões catarinenses. A partir do final da manhã, há risco de temporais isolados na porção oeste, com risco moderado a alto para desastres. No centro-leste, a partir da tarde, há chance de temporais associados principalmente a chuva intensa, com risco moderado a alto para transtornos associados a enxurradas, alagamentos e deslizamentos.  As temperaturas passam dos 32°C nas regiões do Oeste, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Litoral Norte e se aproximam dos 30°C nas demais áreas.  Os ventos sopram de quadrante oeste, com intensidade fraca a moderada.

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (30/12)

Na quarta-feira (30), o sol aparece em todas as regiões do estado.  Na parte da tarde, pancadas isoladas de chuva podem ser observadas por conta do aquecimento na parte da tarde, com baixo risco para transtornos.  O calor deve ser intenso durante a tarde e as máximas passam dos 35°C no Extremo Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Nas demais áreas variam entre 30 e 33°C. Os ventos sopram de quadrante noroeste/oeste, com intensidade fraca a moderada.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (31/12)

No último dia de 2020, a passagem de uma frente fria provoca chuva em todas as regiões. Já durante a madrugada, há risco de temporais no oeste.  No decorrer do dia,  há chance nas demais áreas do estado, conforme avanço do sistema. Dessa forma, o risco é moderado a alto para eventos de tempo adverso no estado.  As temperaturas sobem consideravelmente no centro-leste, com máximas se aproximando dos 38°C no Vale do Itajaí e no Litoral Norte e dos 33°C nas demais áreas. No oeste, chegam aos 29°C.  Ventos de noroeste no início do dia e mudam para sul no decorrer.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

O início do ano de 2021 deve ser marcado pela maior presença de nuvens e chance de chuva no litoral e proximidades, com temperaturas mais baixas para a época do ano.  No oeste, o sol predomina, com maior aumento das temperaturas na parte da tarde.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (29/12)

Os ventos sopram de quadrante oeste com intensidade fraca a moderada.

Ondas de direção sudeste/leste com até 1,5 m de altura na costa catarinense.