PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (30/12) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA  (30/12)

O tempo se mantém instável no entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, com muitas nuvens e chuva ocasional, que por alguns momentos ocorre com intensidade moderada a forte, devido a circulação marítima e a um vórtice ciclônico (baixa pressão em médios níveis da atmosfera). Do Oeste ao sul, a maior presença do sol favorece a elevação da temperatura que, combinada a umidade disponível, provoca pancadas de chuva e temporais, com rajadas fortes de vento, raios e chance de granizo a partir da tarde. O risco para ocorrências associadas aos temporais e a chuva persistente e volumosa é moderado a alto. As temperaturas máximas à tarde se aproximam dos 35°C no Oeste, chegam aos 30°C no Litoral Sul e variam entre 24 e 27°C nas demais regiões

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA  (31/12)

Entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, a circulação marítima mantém a presença de muitas nuvens e a condição para chuva a qualquer momento do dia, sendo mais persistente e com volumes mais significativos no Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí. Nas demais regiões do estado o sol aparece e faz calor, o que combinado com a alta umidade provoca pancadas de chuva com trovoadas e risco de temporais, entre a tarde e o início da noite. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais e moderado para ocorrências associadas a chuva persistente e volumosa. Temperaturas mínimas entre 12 e 17°C no estado e máximas próximas dos 36°C no Oeste e variando entre 25 e 31°C nas demais regiões. 

 

PREVISÃO PARA SÁBADO  (1º/01)

A instabilidade se afasta para o mar, favorecendo a presença do sol em todas as regiões de SC. Porém, no Litoral e áreas próximas, a virada do vento para a direção leste no período da tarde, desloca umidade do mar para o continente, o que combinado ao calor favorece a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas e chance de temporais. O risco é baixo para ocorrências associadas aos temporais. No amanhecer temperaturas mínimas entre 10 e 13°C nos Planaltos e entre 15 e 18°C no restante do estado. À tarde as temperaturas máximas voltam a se aproximar dos 40°C no Oeste e a superar os 30°C nas demais regiões. 

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Para domingo (02) e segunda-feira (03) a previsão é de dias típicos de verão, com presença de sol, calor e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e a noite que podem vir acompanhadas por temporais, com rajadas fortes de vento, raios e granizo. As temperaturas ficam mais altas nas madrugadas com sensação de abafamento. Nas tardes as máximas seguem superando os 30°C em todo o estado e se aproximando dos 40°C no Oeste.  

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (30/12)

Nesta quinta-feira (30), vento de nordeste a leste fraco a moderado. 

Mar pouco agitado com ondas de direção leste/nordeste em todo litoral catarinense e altura de 0,5 a 1,0m.