PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (03/07)

 nowcasting

 Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da DC e Alertas via SMS.

 

diario.png

OBSERVAÇÃO MARÍTIMA 

Mar agitado e Ressaca

Início: 03/07/2019 às 09h00
Fim: 04/07/2019 às 21h00

Regiões: Litoral Sul de SC a Florianópolis

Previsão: Mar agitado e possibilidade de ressaca para o Litoral Sul e Florianópolis com ondas de direção variando de sudoeste/sul e altura com picos de 2,5 a 3 metros.

Sistema: Ciclone Extratropical no Oceano Atlântico próximo a costa do estado gaúcho.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras

AVISO METEOROLÓGICO

QUEDA ACENTUADA DE TEMPERATURA E ONDA DE FRIO INTENSO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Início: 03/07/2019 às 18h00.

Fim: Frio se estende até domingo (07), perdendo força na segunda-feira (08).

Regiões: Todas.

Previsão: Intensa massa de ar polar provoca queda na faixa de 10°C na temperatura mínima entre quarta (03) e quinta-feira (04), seguido de frio intenso entre quinta-feira (04) a domingo (07). Neste período, as temperaturas mínimas ficam próximas aos 0°C, com extremos de -5°C nas áreas mais elevadas. Há condições para formação de geada ampla nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte, Grande Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí.

Nas regiões do Litoral Sul, Grande Florianópolis Litorânea, Baixo/Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte, as temperaturas mínimas ficam entre 0 a 10°C, com condições para geada apenas de forma pontual.

Nas rodovias serranas, as condições são favoráveis para formação de gelo na pista, principalmente na sexta e sábado, nas horas mais frias do dia.

Entre sexta e sábado a sensação térmica fica entre -2 à -6°C em grande parte do estado durante o amanhecer, podendo chegar até -8°C em áreas mais elevadas do Planalto Sul e Meio Oeste

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Gelo na pista: cuidado ao trafegar em rodovias nas áreas serranas, evite acelerar e desacelerar bruscamente, mantenha uma distância segura do carro a sua frente e tente antecipar a necessidade de parar o carro para evitar usar os freios.

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (03/07)

FRIO INTENSO

A madrugada de quarta-feira (03) foi marcada por bastante nebulosidade no estado de Santa Catarina, com períodos de chuva moderada a pontualmente forte em áreas do Oeste, Planalto e Litoral Sul. Nesta manhã, já se observa uma tendência de melhora nestas regiões, com curtas aberturas de sol, indicando a entrada da massa de ar polar, que deve provocar um declínio acentuado de temperatura a partir da tarde. Ainda há condições para chuva fraca a pontualmente moderada nas áreas do Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte na tarde de hoje.

Quinta-feira (04) amanhece com frio intenso e tempo aberto na maior parte do estado, destaca-se uma queda de temperatura na faixa de 10°C em relação ao dia anterior, com condições para formação de geada nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. O vento ganha força no litoral sul, com previsão de mar agitado e possibilidade de ressaca para o Litoral Sul.

Na sexta-feira (05), o frio ganha ainda mais força e as condições para geada no amanhecer persistem. Vale destacar os ventos intensos na faixa litorânea, em especial no Litoral Sul e Grande Florianópolis, onde há condições para forte agitação marítima. No período entre a tarde de sexta e amanhecer de sábado há possibilidade de ocorrência de neve, principalmente nas áreas mais elevadas, devido a uma região de baixa pressão que transporta umidade para o continente.

O final de semana segue com tempo aberto e frio intenso, com condições para geada forte e ampla. A semana ainda começa gelada, entanto o frio enfraquece gradualmente.

    Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.
 
defesa civil

DEFESA CIVIL DE SANTA CATARINA

 
AVISOS ANTERIORES

 

OBSERVAÇÃO – 03/07 04:40 – Chuva continua fraca a moderada para os municípios próximos do Estado Gaúcho e região de Criciúma*, nas próximas duas horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 03/07- 02:35 Chuva localizada moderada a forte com raios para cidades e regiões próximas do Estado Gaúcho,nas próximas duas horas. Ocorrências ligue 199 ou 193

OBSERVAÇÃO – 03/07 01:27 – Chuva LOCALIZADA de intensidade fraca a moderada para Oeste e Meio Oeste, nas próximas duas horas. Ocorrências ligue 199 ou 193. 

ATENÇÃO 03/07 01:00 – Risco de DESLIZAMENTO para Tubarão. Esteja atento. Caso observe qualquer movimento de terra deixe o local e ligue 199 ou 193

ATENÇÃO 03/07- 00:35– Chuva moderada a forte com raios para parte do Planalto Sul e Litoral Sul, nas próximas duas horas. Ocorrências ligue 199 ou 193

ATENÇÃO 03/07- 00:10 – Chuva moderada a forte para região de Morro Grande, Timbé do Sul e Meleiro, nas próximas duas horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO – 03/07 0:04 – Chuva persistente de intensidade fraca a moderada para Planalto Sul e e Litoral Sul, nas próximas duas horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.