PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (05/12) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (05/12)

A circulação marítima deixa o dia com variação de nuvens a nublado e chuva a qualquer hora do dia do Meio Oeste ao litoral. Nas demais regiões, uma área de baixa pressão alongada deixa o dia com variação de nuvens (em alguns momentos o sol pode aparecer) e chuva bem isolada, rápida, mal distribuída (chove em uma cidade e na vizinha não passa de um aumento de nuvens). À tarde, com a maior presença das nuvens do Meio Oeste ao litoral, as temperaturas não sobem muito e as máximas variam dos 22°C a 25°C. No Extremo Oeste e Oeste o sol aparece um pouco mais e as máximas variam de 25°C a 29°C. Ventos de sudeste/leste, com fraca a moderada intensidade (15 a 30 km/h), no estado. Rajadas de ventos de moderada intensidade (de 45 a 65 km/h) em áreas do Litoral Norte, Vale, Planalto Norte e porção oeste do estado a partir do meio/final da tarde. Assim, há um baixo a localmente moderado risco para desastres.

PREVISÃO PARA DOMINGO (06/12)

Dia com muitas nuvens e chuva isolada a qualquer hora do dia dos Planaltos ao litoral por conta da circulação marítima. Na porção oeste, dia começa com sol e poucas nuvens, mas à tarde há chance de chuva bem isolada, rápida e mal distribuída (chove em uma cidade e na vizinha não passa de um aumento de nuvens). Amanhecer com temperaturas baixas no Planalto Sul (mínima de 7°C), amenas nas demais regiões do estado: 16°C a 20°C no litoral, Vale, 11°C a 16°C nas demais áreas. À tarde, com a maior presença das nuvens, as temperaturas não sobem muito no centro-leste, com máximas até 24°C. No Extremo Oeste e Oeste, com a maior presença das nuvens, as máximas variam de 25°C a 29°C. Ventos de leste, com fraca a moderada intensidade (15 a 35 km/h), no estado. Rajadas de ventos isoladas da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte (até 55 km/h). Assim, há um baixo a localmente moderado risco para desastres.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (07/12)

Dia com variação de nuvens (com alguns momentos que o sol aparece) e chance de chuva isolada em localidades do litoral, Vale por conta da circulação marítima. Demais áreas, dia começa com sol e algumas nuvens, mas a partir do final da manhã há chance de chuva bem isolada e mal distribuída. Amanhecer com temperaturas baixas no Planalto Sul (em torno de 7°C), amenas nas demais regiões do estado: 16°C a 21°C no litoral, Vale, 12°C a 16°C nas demais áreas. À tarde, as temperaturas máximas devem seguir amenas no centro-leste, variando de 19°C a 25°C. Na porção oeste, as máximas variam de 26°C a 32°C. Ventos de leste no centro-leste e de leste/nordeste na porção oeste, com fraca a moderada intensidade (15 a 35 km/h) no estado. Rajadas de ventos de moderada intensidade (até 55 km/h) em localidades do litoral e áreas próximas. Logo, há um baixo a moderado risco para desastres.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça-feira (08) e quarta-feira (09) começam com sol e algumas nuvens. Mas a partir da tarde a atuação de áreas de instabilidade (formadas pelo calor e disponibilidade de umidade) favorecem pancadas de chuvas isoladas e mal distribuídas no estado. A tendência é de aumento das temperaturas máximas à tarde, podendo chegar aos 34°C no Extremo Oeste, Oeste e variar de 24°C a 29°C nas demais áreas.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (05/12)

Sábado (05) com ventos de sudeste/leste, com fraca a moderada intensidade (15 a 30 km/h), no estado. Rajadas de ventos de moderada intensidade (de 45 a 65 km/h) em áreas do Litoral Norte, Vale, Planalto Norte e porção oeste do estado a partir do meio/final da tarde.

Ondas com direção sudeste em todo litoral. Altura de 2,0 m a 2,5 m no Litoral Sul, 1,5 m a 2,0 m (picos de 2,5 m) na Grd. Florianópolis, até 1,5 m nas demais áreas litorâneas do estado.