PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (09/12) – 05:00

A quarta-feira (09) inicia com sol entre algumas nuvens em Santa Catarina. Entre a tarde e a noite, devido à presença de áreas de instabilidades, calor e umidade há condições para pancadas de chuvas isoladas entre o Meio Oeste e as áreas litorâneas. No Planalto Sul o amanhecer é com temperaturas mínimas próximas aos 8°C. Entre o Oeste e o Planalto Norte variam entre 13°C e 17°C. Nas demais regiões e litoral entre 16°C e 22°C. Durante a tarde, as temperaturas se elevam e as máximas variam 28°C e 34°C no oeste catarinense, Vale do Itajaí e Planalto Norte. Nas demais áreas entre 23°C e 28°C. Os ventos sopram no geral de quadrante sudeste com intensidade fraca a moderada (10 a 30 km/h) em Santa Catarina. Há possibilidade de rajavas isoladas que podem atingir até 45 km/h no Planalto Sul e Meio Oeste. Portanto, há um baixo risco para desastres.

Na quinta-feira (10), há presença de sol com poucas nuvens no oeste do estado, na faixa centro-leste há maior nebulosidade variável, principalmente, no Litoral Sul. Devido à presença de áreas de instabilidades, calor e umidade há condições para pancadas rápidas de chuva entre o Litoral Sul e Planalto Norte. O amanhecer será de temperaturas baixas no Planalto Sul, com até 8°C. Na faixa centro-oeste, as temperaturas variam entre 12°C e 18°C. No litoral as mínimas serão em torno de 20°C. No decorrer do dia, as máximas variam de de 31°C a 36°C entre o Extremo Oeste e Planalto Norte. Nas demais regiões entre 22°C e 30°C. Os ventos, de quadrante leste a norte, sopram com fraca a moderada intensidade, há condição ara rajadas isoladas de até 45 km/h entre os planaltos e Meio Oeste. Assim, há um baixo a pontualmente moderado risco para desastres.

A sexta-feira (11) é marcada pela nebulosidade no amanhecer entre o litoral e planaltos. No oeste há presença de poucas nuvens. Devido à umidade transportada do oceano para o continente, há condições para chuva rápida de fraca intensidade entre a Grd. Florianópolis e o Litoral Norte. As temperaturas mínimas serão em torno de 9°C no Planalto Sul, Entre 16°C e 20°C entre o Extremo Oeste e Planalto Norte e no litoral variam de 21°C a 23°C. No decorrer do dia há o aumento das temperaturas e as máximas variam de 30°C a 36°C. Os ventos sopram, no geral, de quadrante norte com fraca intensidade, mas com possibilidade de rajadas isoladas de até 45 km/h. Há um baixo risco potencial para desastres.

No sábado (12) ainda permanecem as condições observadas nos dias anteriores, ao longo do dia e no decorrer do domingo (13) há a aproximação de áreas de instabilidades que pode estar associadas a temporais isolados. Há o aumento das temperaturas, as máximas no Litoral Sul e Vale do Itajaí podem chegar aos 38°C.

Quarta-feira (09) com ventos de sudeste/leste no litoral e de leste/nordeste no centro-oeste com fraca intensidade (15 a 30 km/h). Rajadas isoladas de até 45 km/h.

Ondas com direção sudeste/leste em todo o litoral. Altura de 1m a 1,5m (picos de até 2 m) no Litoral Sul e Grd. Florianópolis.