PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (12/05) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (12/05)

A terça-feira é marcada pela a atuação de áreas de instabilidade, que provocam chuva do Oeste ao Planalto Sul no período da manhã e avança para as demais regiões no decorrer do dia. Os acumulados previstos são baixos e ocorrem de forma pontual e mal distribuída. No Litoral Norte a possibilidade de chuva é ainda menor, ocorrendo apenas aumento de nebulosidade. Durante a tarde as temperaturas máximas variam entre 27 e 29ºC na Grande Florianópolis e região norte, do Oeste ao Planalto Sul máximas de 17 a 20ºC, nas demais regiões variam entre 22 e 25ºC. Variação da direção do vento entre nordeste e noroeste, fraco a moderado.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (13/05)

Na quarta-feira a passagem de um sistema frontal provoca chuva desde o período da manhã em todas as regiões. A precipitação ocorre de forma mal distribuída, com pontuais mais significativos no Oeste e Meio-Oeste, onde há possibilidade de temporas isolados. Durante a tarde as temperaturas são amenas do Oeste ao Litoral Sul, onde as máximas não ultrapassam os 20ºC. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e norte do estado as temperaturas a tarde são mais elevadas, variando entre 24 e 27ºC. Direção do vento varia entre os quadrantes noroeste a sudoeste, intensidade fraca a moderada, com rajadas no Litoral Sul a partir da noite.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (13/05)

No decorrer da quinta-feira a entrada da massa de ar seco e frio favorece o tempo firme e ensolarado. No Litoral Norte o dia inicia com maior nebulosidade, com possibilidade de chuvisco entre a madrugada e manhã. No amanhecer as temperaturas são baixas no Planalto Sul, com mínimas próximas a 0ºC de forma pontual, no Meio-Oeste variam entre 8 e 10ºC. O período da tarde é ameno em todo o estado, as máximas variam entre 14 e 17ºC no Meio-Oeste e nos planaltos, nas demais regiões variam entre 18 e 22ºC. Direção do vento de sudoeste a sudeste, moderado a forte, com rajadas de vento fortes em toda região costeira.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sob a influência de uma massa de ar frio e seco, entre a sexta-feira (15) e sábado (16), o tempo é estável, com predomínio do sol e presença de poucas nuvens no estado. As temperaturas continuam em declínio, com mínimas baixas no Planalto Sul ao amanhecer e amenas nas demais regiões.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (11/05)

Variação da direção do vento entre nordeste e noroeste, fraco a moderado.
Em toda a região costeira pouca agitação marítima, com ondas entre 0,5 a 1 metro. Circulação de nordeste.

 

Legenda Boletim 05h