PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (13/11) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (13/11)

Dia começa com sol e algumas nuvens em grande parte do estado. Porém, a partir da tarde, a combinação do calor e umidade favorece previsão de pancadas de chuvas (que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados) em áreas do Meio Oeste ao Litoral. Nas demais áreas, dia com sol e poucas nuvens, mas não se descarta a chance de chuva bem isolada, de rápida duração à tarde. A chuva deve ser isolada, mal distribuída (enquanto uma cidade chove, na vizinha não passa de um aumento de nuvens). À tarde as temperaturas sobem, com sensação de abafamento e máximas variando de 28°C a 32°C na porção oeste, Planalto Norte, Litoral Norte, Vale, de 26°C a 30°C nas demais áreas. Ventos de leste/sudeste no leste do estado e de nordeste/norte na porção centro-oeste, com fraca a moderada intensidade (25 km/h). Rajadas de ventos isoladas de moderada intensidade.

PREVISÃO PARA SÁBADO (14/11)

Massa de ar quente deixa o dia com sol e poucas nuvens no estado. Mas, à tarde, a combinação de calor e umidade favorece chuva bem isolada, rápida e bastante mal distribuída em áreas do Litoral, Vale. Amanhecer com temperaturas amenas no estado, mínimas perto dos 10°C no Planalto Sul, 12°C a 15°C no Meio Oeste, Planalto Norte, 16°C a 20°C nas demais áreas. À tarde, com a maior presença do sol, as temperaturas se elevam, com máximas variando de 30°C a 37°C na porção oeste, 29°C a 33°C no Planalto Norte, Vale, Litoral Norte, 27°C a 30°C nas demais áreas. A umidade, à tarde, deverá ser baixa em áreas da porção oeste do estado. Ventos de quadrante leste no leste e de nordeste na porção centro-oeste do estado, com fraca a moderada intensidade (20 a 35 km/h). Rajadas isoladas, principalmente no Litoral, até 45 km/h.

PREVISÃO PARA DOMINGO (15/11)

Atuação de uma frente fria oceânica combinada a uma baixa pressão no Paraguai favorece pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados a partir do final da madrugada na porção oeste e que se propagam entre a tarde/noite para as demais áreas do estado. Amanhecer com temperaturas amenas no estado, mínimas de 12°C no Planalto Sul, 16°C a 21°C nas demais áreas. À tarde, as temperaturas sobem no centro-leste, com máximas de 29°C a 35°C no Litoral, Vale, Planalto Norte, enquanto que nas demais áreas ficam mais amenas (22°C a 26°C). Ventos de nordeste/noroeste passando para quadrante sul no estado ao longo do dia, com fraca a moderada intensidade (20 a 40 km/h). Rajadas de ventos de moderada intensidade associadas aos temporais isolados.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (16) uma frente fria oceânica combinada com o calor favorece a previsão de pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados no estado. Na terça-feira (17) áreas de instabilidade favorecem pancadas de chuvas isoladas, entre a tarde/noite, em áreas do Meio Oeste ao Litoral.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (13/11)

Sexta-feira (13) com ventos de leste/sudeste no leste do estado e de nordeste/norte na porção centro-oeste, com fraca a moderada intensidade (25 km/h). Rajadas de ventos isoladas de moderada intensidade.

Ondas com direção leste em todo litoral. Altura de 1,0 m a 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m no Litoral Norte.